Vacinas seguem como destaque em desinformação: senador Magno Malta profere mentiras no Congresso

Publicado originalmente em Coletivo Bereia por Lenon Andrade e Xênia Casséte. Para acessar, clique aqui.

O senador evangélico Magno Malta (PL-ES) realizou pronunciamento na tribuna do Senado Federal, no final de outubro, com críticas à vacina contra a covid-19 para crianças. O senador afirma que o governo tornou obrigatória a vacina da Pfizer para crianças após ceder ao lobby da indústria farmacêutica.

Ele alega que o uso do imunizante faz parte de um esquema mundial de controle da Organização Mundial da Saúde (OMS), sob o domínio de figuras como Bill Gates, George Soros e a família Rockfeller. Malta alega que estas personagens seriam membros do que chamou de “organização mundial do comunismo” que estaria por trás da pandemia de covid-19.

Trechos da fala do senador em vídeo foram publicados nos próprios perfis dele em mídias sociais e amplamente repercutidos. Foram centenas de milhares de visualizações, milhares de curtidas e de compartilhamentos.

Imagem: X/Twitter

O que Magno Malta disse
Bereia verificou que o pronunciamento ocorreu na sessão plenária do Senado, em 31 de outubro passado. Notas taquigráficas, de fato, registram a fala de Malta em oposição radical à obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19, em especial, para crianças de seis meses a cinco anos. Consta, também, a afirmação sobre a OMS estar sendo manipulada por uma espécie de “organização mundial do comunismo”, apoiada pelo governo Lula. O senador acusa o governo federal de ser parte desta conspiração, por isto, teria tornado a vacina da Pfizer obrigatória para crianças de seis meses a cinco anos.

Imagem: Notas Taquigráficas, Senado Federal

Bereia verificou as informações apresentadas pelo senador Magno Malta na tribuna do Senado Federal.

A vacinação contra a covid-19 para crianças é obrigatória?
O Ministério da Saúde do Brasil afirma que “a imunização é prioridade do Governo Federal”. A secretária de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, do Ministério da Saúde Ethel Maciel alertou: “A covid-19 é uma doença nova e é a que mais mata hoje no Brasil e se espalha pelo mundo”. Ela explica que durante a pandemia 4 mil pessoas morriam por dia no Brasil, porém, “hoje, depois da vacina, passamos a ter um controle maior. A média diária de óbitos é de 42 pessoas. Por isso, o alerta é importante e deve ser constante. A vacina é a principal medida de combate ao vírus e às formas graves da doença. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde”.

Nota Técnica do Ministério da Saúde, publicada em 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro, fez considerações sobre a vacinação de crianças entre seis meses e quatro anos:

“6.1. Considerando que a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos contra a covid-19 poderá evitar infecções pelo SARS-CoV-2, hospitalizações, SRAG e óbitos, além de complicações como a SIM-P e condições pós-covid-19; 6.2. Considerando a eficácia demonstrada pela vacina COVID-19 Pfizer-BioNTech nos estudos que envolveram crianças de 6 meses a 4 anos; 6.3. Considerando a segurança apresentada pela vacina COVID-19 Pfizer-BioNTech em crianças nos diversos países onde vem sendo utilizada; 6.4. Considerando que a ampliação da vacinação para esta faixa etária possibilitará maior segurança aos pais cujas crianças frequentam berçários, escolas e ambientes externos; 6.5. Considerando que a agência regulatória – ANVISA emitiu parecer favorável e aprovou a ampliação para uso da vacina em crianças de 6 meses a 4 anos de idade e; 6.6. A Secretaria de Vigilância em Saúde por meio do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis recomenda a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) COM COMORBIDADES com o imunizante Pfizer-BioNTech. […]. 7.3. População-alvo: Para a vacinação contra a covid-19 o público-alvo são crianças de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) COM COMORBIDADES. A recomendação para crianças sem comorbidades nesta faixa etária será avaliada após a aprovação para incorporação pela CONITEC (conforme Parecer n. 00791/2022/CONJUR-MS/CGU/AGU (SEI nº 0029496061)) e disponibilidade do imunizante. 7.4. Considerando que a administração concomitante de vacinas é uma importante estratégia para as campanhas de multivacinação, pois contribui para uma menor perda de oportunidade vacinal e consequentemente para melhores coberturas para as vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação, o Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante de vacinas COVID-19 com as demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses de idade ou mais (Nota Técnica nº 195/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS)”.

O Ministério ds Saúde no atual governo federal informa que “a imunização contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. A recomendação vai priorizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua. A inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI)”.

Conforme a ministra da Saúde Nísia Trindade, “todos os imunizantes têm eficácia e segurança comprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para aplicação. Além disso, as vacinas passam por um rigoroso processo de estudo de qualidade antes de serem incorporadas ao SUS”.

As teorias da conspiração sobre o coronavírus e o empresário Bill Gates
Desde o início da pandemia o dono da empresa Microsoft Bill Gates tem sido alvo de teorias da conspiração. A origem pode ter sido uma palestra ministrada por Gates, em Vancouver (Canadá), onde teria dito à plateia: “se alguma coisa for capaz de matar mais de 10 milhões de pessoas nas próximas décadas, é provável que seja um vírus altamente infeccioso, e não uma guerra”. Estas palavras passaram a ser exploradas radicalmente a partir do início da pandemia.

As principais crenças eram de que o empresário estaria coordenando esforços para despovoar o mundo. Outros o acusavam de tornar vacinas obrigatórias, ou mesmo de tentar implantar microchips nas pessoas para controle da população.

Uma reportagem da BCC Brasil, em 2020, já apontava para a circulação deste conteúdo falso e enganoso. Segundo a matéria, “as teorias que falsamente ligam Bill Gates ao coronavírus foram mencionadas 1,2 milhão de vezes na televisão ou em redes sociais entre fevereiro e abril, de acordo com um estudo do jornal The New York Times e da empresa de software Zignal Labs.”

A reportagem da BBC também mostrava que “um vídeo na página de Facebook da publicação de extrema direita The New American Magazine dá voz à falsa teoria de que ele estaria promovendo o despovoamento do mundo por meio de vacinas e aborto e também liga Gates ao Partido Comunista da China. Esse vídeo foi compartilhado 6.500 vezes e visto 200.000 vezes.”

Matéria publicada pela Plataforma Swiss Info, explica a relação OMS-Bill Gates: “Embora a OMS seja dirigida e financiada pelos países-membros, ela também depende de doadores privados. Um deles é a Fundação Gates, o maior doador privado e responsável por cerca de 10% do orçamento do órgão – ao mesmo tempo o segundo maior depois dos EUA”.

George Soros e a família Rockfeller nas conspirações sobre vacina
O Projeto Comprova oferece um material jornalístico que mostra como o megainvestidor George Soros tem, com frequência, seu nome envolvido em casos de desinformação, quase sempre associado à teorias da conspiração. Nos exemplos mencionados, ele teria sido preso nos Estados Unidos acusado de interferir nas eleições presidenciais, seria um ex-nazista, estaria no comando das decisões do governo brasileiro relacionadas à Amazônia.

Existem conteúdos enganosos relacionados ao megainvestidor húngaro-estadunidense, já verificados pelo Comprova, pelos quais se tenta convencer as pessoas de que Soros teria o controle da Petrobras.

Com a Fundação Rockfeller não é diferente. Um exemplo é a publicação do veículo de extrema-direita Jornal Verdade Censurada, intitulada “OMS faz parceria com Rockefellers para implementar o plano da Wellcome Trusts para um ‘Radar Pandêmico Global’”. Nela se afirma que Bill Gates e os Rockefellers estão consolidando seu poder e reivindicando a propriedade da OMS com fins “globalistas”.

Imagem: reprodução do Jornal Verdade Censurada

Matérias mostram que a parceria com a OMS trata-se, de fato, de uma rede global para detectar e prevenir ameaças de doenças infecciosas ), um esforço global para o monitoramento e prevenção de doenças infecciosas com potencial pandêmico.

A matéria do Jornal Verdade Censurada tem sido amplamente disseminada nas redes digitais, para criar pânico em torno do “globalismo”, que estaria por trás de uma “nova ordem mundial” de dominação planetária.

A extrema-direita, em várias partes do mundo, tem associado Bill Gates, George Soros e os Rockfeller a teorias conspiracionistas. Tais grupos se referem ao termo “globalismo”, um slogan da extrema-direita que apregoa contra uma conspiração de inimigos da pátria (esquerdas, comunistas, cientistas, empresários globalistas), que atuariam para apagar as fronteiras econômicas e culturais de cada nação Tal ideia se aproxima da noção de “organização mundial do comunismo”, levantada por Magno Malta.

—-

A verificação do Bereia indica que a afirmação do senador Magno Malta, na tribuna do Senado, de que o governo brasileiro tornará obrigatória a vacinação de crianças brasileiras cedendo, portanto, ao lobby da indústria farmacêutica, é falsa. As orientações oficiais do Ministério da Saúde, desde o governo Bolsonaro, seguem o princípio da priorização de faixas etárias. Crianças em idade escolar, por muitas décadas têm tido atenção prioritária das políticas de saúde pública.

É falso também que tal política do Ministério da Saúde faz parte de um esquema mundial de controle da Organização Mundial da Saúde (OMS), sob o domínio de figuras como Bill Gates, George Soros e a família Rockfeller, membros do que Malta chamou de “organização mundial do comunismo” que, estaria por trás da pandemia da covid-19.

O senador evangélico Magno Malta repete falsidades antivacina que circulam em mídias digitais com a estratégia do pânico moral para promover engajamento entre extremistas. O senador do PL-ES tem sido um intenso disseminador de desinformação e tem presença periódica no radar da Torre de Vigia do Bereia.

Referências de checagem:
SWI swissinfo.ch. https://www.swissinfo.ch/por/politica/at%C3%A9-que-ponto-bill-gates-influencia-a-oms-/46575738. Acesso em 19 NOV 2023

ONU News. https://news.un.org/pt/story/2019/10/1690451. Acesso em 19 NOV 2023

BBC. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52951764. Acesso em 19 NOV 2023

COMPROVA. https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/entenda-por-que-o-nome-de-george-soros-aparece-em-diversas-teorias-da-conspiracao/. Acesso em 19 NOV 2023

UOL. https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2020/05/28/bill-gates-vira-alvo-de-teorias-da-conspiracao-na-africa-envolvendo-o-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 20 NOV 2023

G1. https://g1.globo.com/saude/coronavirus/vacinas/noticia/2022/02/12/vacinacao-de-criancas-contra-covid-e-obrigatoria-ex-pode-vetar-aluno-pode-ficar-sem-aula-veja-tira-duvidas.ghtml. Acesso em 20 NOV 2023

GOV.BR. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/vacina-contra-covid-19-sera-incluida-no-calendario-nacional-de-criancas-e-grupos-prioritarios-a-partir-de-2024. Acesso em 30 NOV 2023

GOV.BR. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/covid-19-entenda-como-se-dara-a-vacinacao-de-criancas-a-partir-de-2024. Acesso em 30 Nov 2023

JORNAL VERDADE CENSURADA. https://verdadecensurada.com.br/noticia/2023/oms-faz-parceria-com-rockefellers-para-implementar-o-plano-da-wellcome-trusts-para-um–radar-pandemico-global- Acesso em 22 NOV 2023

The Rockefeller Foundation. https://www.rockefellerfoundation.org/news/the-rockefeller-foundation-and-world-health-organization-announce-partnership-to-expand-global-pandemic-preparedness-in-era-of-climate-change/. Acesso em 20 NOV 2023

OMS. https://www.who.int/news/item/20-05-2023-who-launches-global-network-to—detect-and-prevent-infectious-disease-threats. Acesso em 20 NOV 2023

MINISTÉRIO DA SAÚDE. https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nt-covid19-pfizer-6meses-menor3anos-221031.pdf. Acesso em 30 nov 2023

BEREIA. https://coletivobereia.com.br/deputada-catolica-e-influenciadores-evangelicos-compartilham-conteudo-enganoso-sobre-investigacao-da-oms-e-coronavirus/. Acesso em 19 NOV 2023

BEREIA. https://coletivobereia.com.br/nao-ha-como-afirmar-que-oms-e-bill-gates-manipulem-dados-sobre-o-covid-19/. Acesso em 19 NOV 2023


Foto de capa: Jefferson Rudy/Agência Senado

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste