A Universidade de São Paulo (USP) acaba de lançar o livro “Navegando criticamente na era das fake news: integrando ciências e mídias para uma educação transformadora”, obra que reúne experiências pedagógicas desenvolvidas por professores da educação básica em um curso de formação continuada gratuito promovido pela universidade no ano passado. O foco de toda a experiência registrada no livro é o Letramento Midiático Crítico (LMC) aplicado ao ensino de ciências, com o objetivo de formar educadores aptos a enfrentar os desafios da desinformação e das narrativas anticientíficas.
Organizado a partir de práticas reais desenvolvidas nas escolas pelos participantes do curso, o livro apresenta reflexões teóricas e relatos de experiências que articulam os saberes científicos com análise e produção de mídias, orientadas ao desenvolvimento do pensamento crítico. Os capítulos transitam entre propostas baseadas em materiais impressos e abordagens com ferramentas digitais contemporâneas, como a inteligência artificial generativa. A obra destaca como a integração entre ciência e mídia pode fomentar uma educação voltada ao pensamento crítico, à justiça social e ao fortalecimento da democracia, e é assinada por quatro pesquisadores de instituições públicas de ensino superior: Erasmo Moises dos Santos Silva (Universidade de São Paulo – USP), Alice Melo Xavier (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), Mariza Gabriela de Lacerda (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) e Ralphilane Mary de Mendonça Mascarenhas (Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp).
O livro está disponível gratuitamente para download no Portal de Livros Abertos da USP, neste link: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1659.