Uso prolongado de máscara aumenta quadro de intoxicação, torna sangue ácido e promove câncer, além de outras doenças? COAMOS imagem na internet

Publicado originalmente em Coar Notícias por Marta Alencar. Para acessar, clique aqui.

Écomuma COAR desinformações sobre o uso de máscara no combate à Covid-19. Um dos mais recentes afirma que o uso excessivo de máscara permite que as pessoas absorvam gás carbônico e assim transformando o sangue mais ácido e promovendo novas doenças, como câncer. Esses rumores não se baseiam em comprovações científicas, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “usar máscaras médicas durante muito tempo pode ser desconfortável, mas não provoca intoxicação por dióxido de carbono nem hipóxia”.

Especialistas alertam que não procede a informação de que usar máscara deixa o sangue ácido e enfraquece o sistema imunológico, já que não há evidências de que o equipamento cause hipercapnia. Além disso, o Ministério da Saúde já havia anunciado que não há embasamento técnico científico que comprove a ocorrência de acidificação do sangue por causa do uso de máscaras.

Em maio de 2020, uma mensagem falsa viralizou nas redes sociais. O conteúdo continha “sem consentimento” a assinatura de um médico do Rio de Janeiro, que supostamente alertava sobre o uso de máscara por um longo período de tempo causa hipóxia (deficiência de oxigênio no sangue, que pode alterações no tato, na visão e coordenação motora). A suposta mensagem creditava como fonte oficial: o clínico geral Eduardo Herrera, do Rio Janeiro. No entanto, a COAR verificou o conteúdo, que é falso e ainda encontrou o perfil do médico citado no Facebook, que negou ter dado tal informação. Em seu perfil, o próprio médico reforça o uso de máscara. “USEM MÁSCARAS! EU USO A MÁSCARA E TE PROTEJO…VOCÊ USA A MÁSCARA E ME PROTEGE”.

Segundo o infectologista Gilvan Nunes, nenhum desses quadros pode ser provocado pelo uso da máscara, mesmo que prolongado, ao contrário do conteúdo da mensagem divulgada que isso intoxicaria o usuário. O médico reiterou também a importância do uso da máscara como uma das medidas defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à Covid-19.

Caso você receba mensagens com informações duvidosas, questione e não compartilhe. Entre em contato conosco por meio do WhatsApp: (86) 99517-9773 ou pelo Instagram @coarnoticias.

Referências da COAR:

Aos Fatos

El País

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste