Universidades brasileiras e produção de ciência são parte de série da TV Brasil

Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

O Colégio de Gestores de Comunicação das Ifes (Cogecom), que integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), firmaram parceria para a série “Cientistas do Brasil”. A exibição na TV Brasil a partir do telejornal Repórter Brasil e também nos canais das TVs Universitárias de todo o país estão disponíveis no site da emissora.

A iniciativa une dezenas de universidades brasileiras e alia o conhecimento acadêmico à criatividade na produção audiovisual. A série pretende fomentar a divulgação da ciência e da educação no país, e a parceria com a TV Brasil amplia a visibilidade sobre as ações e pesquisas brasileiras, democratizando ainda mais o acesso à produção científica realizada pelas Ifes.

A série mostra, ao longo dos episódios, histórias de cientistas brasileiros que vêm revolucionando suas áreas de estudo ao trazerem grandes avanços para a sociedade. As temáticas são variadas e foram pensadas a partir das oito áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisas sobre meio ambiente, saúde, educação, ciências humanas e sociais, ciências exatas e biológicas, ciências agrárias, além de arte e cultura, estão presentes a cada novo episódio.

Na primeira temporada serão exibidas reportagens de 18 instituições. A proposta é contemplar, nas próximas temporadas, outras instituições federais de ensino superior. A reportagem de estreia é da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e mostra as pesquisas realizadas com insetos da Amazônia e seus impactos para o meio ambiente.
*Com informações da UFES

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste