Títulos de eleitores têm QR Codes alterados para beneficiar Lula?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Wanderson Camêlo

Conteúdo verificado: Um vídeo sem identificação, que circula na internet, afirma que QR Codes de títulos de eleitores estão sendo manipulados para beneficiar o candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Onde foi publicado: Kwai

Conclusão: falso

A gravação foi obtida pela COAR na quinta-feira (18), onde uma mulher (aparentemente) faz uma alerta sobre uma suposta manipulação em títulos de eleitores. Ela, que não se identifica no vídeo, diz que, ao fazer a transferência de domicílio eleitoral, deparou-se com os caracteres “LULA 13” no QR Code de seu documento. O que não é verdade.

A responsável pela gravação não exibe o rosto nem o documento que diz ter sido alterado, mas sim o título de eleitor de uma pessoa do Amapá que também teria sido prejudicada. O papel exibe o QR Code “PKO+.LULA.PTWV.BU8X.”.

“As pessoas novas que tiraram o título este ano ou os que transferiram, que foi o meu caso […] o título eles dão um papel […] que é pra você registrar na hora. Aí lá tem um QRCODE e no QRCODE tem escrito Lula 13. É aí que está o golpe, na hora que for passar lá na hora da votação, já sai o número do Lula”, diz a mulher em trecho do vídeo.

Primeiro: O Tribunal Superior Eleitoral não exige a apresentação do título do eleitor na hora da votação. O eleitor basta apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Segundo: O QR Code não é usado na votação, ele serve apenas para comprovar que o título de eleitor é verdadeiro. A ferramenta está disponível desde 2019 nos títulos de eleitor. Aliás, os códigos, como esclarece o TSE, são emitidos de forma aleatória.

O mesmo conteúdo analisado pela nossa reportagem foi checado, por exemplo pelo grupo UOL.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR:

UOL

TSE

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste