Thales Vilela Lelo lança o livro “Jornalismo em Transformação: Relatos de uma profissão em crise”

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Além da versão impressa ainda é possível obter a versão online gratuitamente pela editora Mercado de Letras

O livro “Jornalismo em transformação: relatos de uma profissão em crise” (Mercado de Letras), de Thales Vilela Lelo (ECA-USP), está disponível em duas versões no site da editora: a versão impressa (com preço promocional) e a digital (gratuita). Com prefácio de Roseli Fígaro (ECA-USP) e texto de Jacques Mick (UFSC) na contracapa, a obra traz a tese revisada de doutorado defendida pelo autor em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

A obra mostra como as mudanças macroestruturais na imprensa incidem nas práticas profissionais dos e das jornalistas, a partir do mercado de mídia do estado de São Paulo. Thales Lelo demonstra como as transformações estruturais do jornalismo, associadas ao difícil contexto sociopolítico brasileiro, tornaram o ofício particularmente hostil e produziram um novo tipo de patologia laboral para quem nele trabalha, o sofrimento ético. 

Este tipo de “dor” deriva do conflito entre culturas e valores profissionais internalizados em cada jornalista – que reafirmam compromisso com a qualidade da informação, a democracia e a pluralidade – e as coerções que inviabilizam, cotidianamente, seu exercício. Por meio de dois questionários e um conjunto de entrevistas em profundidade, o autor demonstra como a deterioração da credibilidade do jornalismo, as pressões patronais em favor de seus interesses particulares, as discriminações (que afetam, sobretudo, mulheres e pessoas negras) e a multiplicação das formas de assédio moral no ofício aprofundam o sofrimento ético entre jornalistas. 

Link para Download do Ebook (Formatos epub3 e mobi): https://drive.google.com/file/d/1jGl12gaccv9XckTrRkGi-2E9zX6MQ-jH/view?usp=sharing

Clique aqui para mais informações.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste