Telegram tem canais neonazistas com mais de 35 mil brasileiros

Publicado originalmente por The Intercept Brasil

Segundo reportagem publicada pelo The Intercept Brasil, há mais de 35 mil brasileiros membros de comunidades abertas de neonazismo no Telegram, sem qualquer restrição. O levantamento sobre o grupo de usuários brasileiros em comunidades neonazistas no aplicativo faz parte de uma análise mais ampla realizada pelo pesquisador e parceiro RNCD Ergon Cugler, do Laboratório de Estudos sobre Desordem Informacional e Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Cugler mapeou a existência de comunidades abertas neonazistas em toda a América Latina. “É muito fácil encontrar comunidades nazistas no Telegram. Basta digitar alguns termos genéricos na busca e aparecem canais e grupos abertos com símbolos, frases e conteúdos declaradamente inspirados no nazismo. Não é preciso convite, nem indicação”, explica o pesquisador ao The Intercept Brasil.

Leia a reportagem completa neste link: https://www.intercept.com.br/2025/08/25/encontramos-brasileiros-canais-abertos-neonazismo-telegram/.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »