Telas convida: aula aberta Marxismo e decolonialidade: aproximações e afastamento a partir da elaboração de Dussel, com José Corrêa Leite

No último dia 5 de novembro, faleceu Enrique Dussel, dos maiores expoentes da filosofia da libertação e do pensamento latino-americano. Com formação teológica e firme compromisso com a chamada “a opção preferencial pelos pobres”, Dussel buscou compreender a condição da América Latina. Para tanto, investigou a modernidade, o processo colonial, a permanência da desigualdade e a necessidade de uma segunda libertação, temas que atravessam a perspectiva decolonial, da qual é um dos expoentes.

Nascido na Argentina, Dussel produziu inúmeras obras, dialogando com diversas perspectivas críticas, entre as quais o marxismo. Esse diálogo deu-se sobretudo em uma segunda fase de sua produção, durante o exílio. Dussel estudou de forma aprofundada os Grundrisse, de Marx, e outros textos do autor, o que resultou em uma obra densa ainda pouco conhecida. Em “Hacia un Marx desconocido”, produziu nessa interlocução teorias sobre trabalho e tecnologia fundamentais ao tempo presente.

O Telas – Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas da Comunicação estava justamente lendo parte dessa obra quando tomou conhecimento do falecimento de Dussel. Para homenagear e dar seguimento à boa tradição de diálogos em torno de teorias emancipatórias, convidamos para a aula aberta virtual *Marxismo e decolonialidade: aproximações e afastamento a partir da elaboração de Dussel*, nesta quinta-feira, 23, às 18h30.

Para receber o link do encontro e certificado, inscreva-se em: https://forms.gle/DV3HubWLzfSmijdJ8

A aula será ministrada por José Corrêa Leite, doutor em Ciências Sociais, professor da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. José Corrêa é organizador de livros como “Marxismo, Modernidade e Utopia” e “Centelhas: marxismo e revolução no século XXI”, com textos de Michael Löwy e Daniel Bensaid, ambos da Boitempo, e “Eclipse do progressismo”, reunindo diversos autores latino-americanos, publicado pela Editora Elefante. Ecossocialista, integra o Coletivo 660, constituído pelos animadores do Fórum Social Mun

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste