Sócia da ABPEducom orienta produção educomunicativa de livros digitais por universitários

Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.

Orientados pela sócia da ABPEducom Elis Santana, estudantes de Pedagogia do  Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus de Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) produziram três livros digitais voltados para alunos do Ensino  Fundamental I. Para simplificar a matemática, as publicações “Matemática, o que é?” e “A cor da matemática”, produzidas durante a disciplina Ensino da Matemática, mostram de forma lúdica como números e contas podem ser úteis no cotidiano. Já o livro “O menino do rio e a sereia”, desenvolvido na disciplina Comunicação e Educação, apresenta o município de Juazeiro e a importância do rio São Francisco.

Durante a fase de concepção, os universitários basearam-se em práticas educomunicativas. Além do trabalho em equipe, realizaram entrevistas com as crianças da comunidade local para que conseguissem produzir materiais que dialogassem com as necessidades, interesses e realidade delas. 

João não gosta de matemática ao ponto de chamá-la de “monstromática”. Em “A cor da matemática”, as lições são parte da história e aparecem conforme o personagem passeia por lugares com a Dona Matemática. Indicado para alunos de 8 e 9 anos, tem pintura, contas e outras atividades interativas.

Com quatro contos, “Matemática, o que é?” apresenta situações em que a matemática é utilizada no dia a dia: para ver as horas, no calendário, para fazer receitas e nas diversas formas geométricas. O livro é indicado para crianças de 8 e 9 anos.

Com indicação etária de 6 a 9 anos, o conto “O menino do rio e a sereia” fala sobre uma família de Juazeiro com foco na cidade e no rio São Francisco, sob a perspectiva do personagem principal. Possui um caça-palavras regional com localidades do município e também aborda a temática de pessoas com deficiência. A escolha do tema foi desenvolvida após os autores perceberem que as crianças de Juazeiro pouco conheciam a cidade.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste