SBPJOR APOIA FENAJ E SINDICATOS DE JORNALISTAS NA CAMPANHA PELA APROVAÇÃO DA PEC DO DIPLOMA

Publicado em SBPJor. Para acessar, clique aqui.

No atual cenário de deterioração da qualidade das notícias e seu impacto no direito à informação e na democracia brasileira, a FENAJ retomou a luta pela volta do diploma em Jornalismo como critério único e impessoal de acesso à profissão. A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) é uma das mais de organizações que participa das ações pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara dos Deputados.

A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional é uma consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista.

A categoria sofreu um golpe do Judiciário brasileiro, que atendeu as entidades representativas da grande mídia e extinguiu a exigência do diploma para o exercício da profissão, numa decisão do STF em 2009.

Em 2012, a PEC restabelecendo essa exigência foi aprovada no Senado, por ampla maioria de votos. Mas a chamada PEC do Diploma está parada na Câmara dos Deputados. Vamos mobilizar o parlamento para que essa matéria seja aprovada!

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) criou uma petição pública em favor da aprovação da PEC do Diploma de Jornalismo. Professores de jornalismo do Brasil, estudantes e demais cidadãos podem participar do abaixo-assinado virtual que está disponível na internet.

petição pública.

/

#PECdoDiploma #DiplomaDeJornalista
#JornalistaProfissional
#JornalismoSim

/

Com informações da Fenaj e da Abej

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste