SBPC celebra Dia Nacional da Ciência com mesa-redonda sobre impactos das diferentes ciências para o País

Publicado originalmente em Jornal da Ciência. Para acessar, clique aqui.

O evento será transmitido nesta sexta-feira, 8 de julho, às 10h, pelo canal da SBPC no YouTube. Além do painel, a SBPC divulga os eventos realizados pelas Secretarias Regionais da entidade, por Sociedades Científicas afiliadas, universidades e demais instituições e organizações

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) celebrará no dia 8 de julho o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador com a realização da mesa-redonda online “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 10h.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, aponta para a relevância do tema do painel, que enfatiza o quanto a ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social de um país. “Falta ainda no Brasil a consciência do papel decisivo que a ciência tem para seu progresso. Hoje não há mais desenvolvimento econômico sem ciência embutida. É importante lembrar que foi a ciência, por exemplo, que permitiu o desenvolvimento rápido de vacinas contra covid-19. Temos hoje diversos imunizantes para combater a doença e é perceptível a queda do número de mortes com o avanço da vacinação. Ou seja, as vacinas são um grande exemplo de como a ciência melhora a vida das pessoas”, comenta.

Janine Ribeiro lamenta, no entanto, o desfavorecimento que o conhecimento vem tendo nos últimos anos, com cortes profundos de financiamento e falta de incentivo político. “Nós estávamos em um avanço muito grande em termos de redução da fome, de redução das desigualdades, de melhorias na educação e na saúde, graças à ciência. E, de uns poucos anos para cá, está tendo um retrocesso nisso tudo. Sem ciência, o Brasil está fadado ao atraso”, diz.

Coordenado pelo presidente da SBPC, o evento contará com a participação de Antonio José Roque da Silva, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, professora titular do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Santuza Maria Ribeiro Teixeira, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Segen Farid Estefen, professor titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

A criação das leis que celebram o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008) são homenagens à data em que a SBPC foi fundada, 8 de julho de 1948, em São Paulo.

Além do painel, a SBPC concentrará os eventos relacionados às celebrações realizados pelas Secretarias Regionais da entidade, por Sociedades Científicas afiliadas, universidades e demais instituições e organizações numa página no site da entidade. Veja aqui toda a programação.

Serviço

Painel: “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país”

Data: 08/07/2022

Horário: 10h

Local: Canal da SBPC no YouTube

Jornal da Ciência

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste