Saiba mais sobre os palestrantes que participaram do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação que acontece nos dias 14 e 16 de novembro


O terceiro fórum que antecede o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação aconteceu no dia 1º de novembro, às 19h. Online e gratuita, a atividade reuniu educomunicadores da Região Norte, vinculados a universidades, organizações sociais, pastoral da comunicação e órgãos públicos para analisar os caminhos percorridos pelas práticas educomunicativas na Região. Participaram do debate o prof. Ercio do Carmo Santos, pioneiro na organização da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Santarém; o prof. Everaldo de Souza Cordeiro, articulador para organização de uma Rede Educomunicativa das escolas públicas em Santarém; a profª. Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro, comunicadora, educadora e consultora do Instituto Mureru Amazônia Sustentável; e o prof. Fábio Anderson Rodrigues Pena, coordenador de educação, cultura e comunicação do Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental/Projeto Saúde e Alegria. A mediação foi feita pela jornalista Rosa Rodrigues.

Assista aqui:

Mesa 1:

A primeira mesa-redonda do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação acontecerá no dia 15 de novembro, às 08h45 e reunirá três palestrantes para discutir sobre o tema “Articulação das populações em estado de exclusão: utopias, desacertos e mobilizações”. Abordando lutas sociais em defesa da vida humana e dos ecossistemas terrestres e marinhos, Spensy Pimentel, coordenador do curso de Bacharelado em Jornalismo da UFSB, ministra a palestra intitulada “Vida e Territórios: a base antropológica da articulação dos povos nas áreas periféricas do Brasil”. Em seguida, Leopoldo Gerhardinger, membro do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), fala sobre o tema “Acolhendo o passado, sonhando o futuro, e agindo no presente pelos povos do mar”. Por último, Givânia Maria Silva, pesquisadora no campo da Articulação das Comunidades Negras Quilombolas, apresenta a palestra “A mobilização solidária na defesa dos quilombos”.

Mesa 2:

A segunda mesa-redonda do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação acontecerá no dia 15 de novembro, às 10h45 e reunirá três palestrantes abordando o tema “Tessituras de Esperanças”. Primeiramente com Denise Cogo (@denisecogo2), professora titular do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, falará sobre “Revendo as opções descolonizadoras sobre os recursos da terra: a utopia latino-americana do Buen Vivir”. Em seguida, “O papel da Educomunicação na Educação Ambiental” por Michèle Sato (@michelesato289), licenciada em Biologia e doutorado em Ciências. Por último temos Isabelle Silveira, Oceanógrafa pela UFPR e pós-graduada em História Contemporânea e Relações Internacionais pela PUC-PR, apresentando sobre o “Projeto Jovens Embaixadores a serviço da Educomunicação Socioambiental”.

Mesa 3:

A terceira mesa-redonda do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação acontecerá no dia 15 de novembro, às 10h45, contará com duas palestras e um relato de experiência, sobre o tema “Identidade e Pertencimento: Práticas Sociais de Sustentabilidade Global”.
Primeiramente “Ocupação do território e afirmação da cidadania: a militância contra o Racismo Ambiental” por Tania Pacheco, graduanda em jornalismo e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Em seguida, “A Casa Comum, articulação global pelo equilíbrio ecológico” por Lucas Henrique, doutor em Administração pela Unisinos com estágio doutoral na Université de Poitiers e Ricardo Machado, professor da UFOB e doutorado em Comunicação pela UFRGS. Por último relato de experiência sobre “A construção da paz como tarefa educomunicativa” com Thaís Brianezi, jornalista e doutora em Ciência Ambiental.

Mesa 4:

A quarta mesa-redonda do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação acontecerá no dia 16 de novembro, às 08h45, contemplando o tema “Educomunicação, Educação Midiática e Pedagogia da Terra”. Contando com duas palestras e um relato de experiência, primeiramente temos Ivo Dickmann, graduado em Filosofia, fez mestrado e doutorado na UFPR e pós-doutorado na Uninove-SP, que traz a discussão “Por uma Pedagogia da Terra, a contribuição de Paulo Freire por uma mobilização pelos Direitos Humanos e os Direitos da Terra”.

Depois disso será abordado Educomunicação com foco na luta pela sustentabilidade planetária, por Patrícia Zimermann, Educomunicadora, doutoranda e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), juntamente com Claudemir E. Viana, docente e coordenador pedagógico da Licenciatura em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes / USP. No relato de experiência temos o Projeto Educamídia; a formação midiática de docentes e agentes sociais para o combate à desinformação, por Bruno Ferreira, jornalista e professor, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), especialista em Educomunicação, pela mesma instituição.

Faça já sua inscrição: abpeducom.org.br/ixeducom

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste