Saiba mais sobre o que é coágulo sanguíneo

Publicado originalmente em instagram de Para Você Entender. Acesse na íntegra aqui.

Coagulação é um processo fisiológico que tem a função de prevenir sangramentos excessivos quando um vaso sanguíneo é danificado. Sabe a casquinha da ferida que se forma após ferimentos em nossa pele? A casquinha é um coágulo formado por plaquetas, fibrina, fibronectina, proteínas do sistema complemento e hemácias.
Em algumas situações, os coágulos podem ser formados dentro dos nossos vasos sanguíneos, o que atrapalha a passagem de células do sangue e consequentemente a oxigenação nos tecidos próximos ao local afetado. Esse “entupimento” pode ocorrer em diversos órgãos, como o coração, pulmão e cérebro, o que pode ser letal.
Recentemente, a Agência Europeia de medicamentos apontou uma possível relação entre as vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen e o risco de trombose, e que deve ser listado na bula dos imunizantes que a formação de coágulos sanguíneos podem ser um efeito colateral extremamente raro.
Para a vacina da Oxford/AstraZeneca, entre 25 milhões de pessoas, 24 casos de coágulos sanguíneos ocorreram. Para a vacina da Janssen, 8 casos ocorreram entre 7 milhões de pessoas imunizadas.
É importante salientar que vários medicamentos e drogas amplamente utilizados, como o álcool, cigarro, cocaína, anticoncepcionais, quimioterápicos, glicocorticóides e viagra aumentam o risco de trombose nos usuários. A própria Covid-19 causa trombose em cerca de 39% dos pacientes. Outras condições também aumentam o risco de formação de coágulos no sangue, como gravidez, obesidade, diabetes, a senescência e a genética.
Os coágulos ou trombos podem ser formados por diversos fatores e podem ou não ter ligação direta à vacina.
Mais dados devem ser coletados e analisados para que seja elucidado com clareza se outros fatores podem estar associados à formação de trombos em pacientes imunizados.

Fontes: American Society of Hematology, Springer International Publishing Switzerland, European Medicines Agency, Ministério da Saúde.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste