Saiba mais sobre o nosso novo parceiro Jornal O Cidadão

A iniciativa Jornal O Cidadão projeto desenvolvido pela ONG Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) é o novo parceiro da Rede Nacional de Combate à Desinformação. A publicação tem origem no ano de 1999 e resulta em um um instrumento de comunicação comunitária para todas as 16 favelas que formam o Conjunto de Favelas da Maré, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Uma das suas principais atuações é no fortalecimento da identidade local. O termo mareense foi inventado pelo jornal na ideia de fazer com que os moradores se afirmassem como parte da favela. Em 2016, o jornal foi reformulado. Atualmente, encontra-se com a impressão suspensa. 

Temas locais são abordados e, em sua grande maioria, os personagens envolvidos nas histórias contadas são os próprios moradores da Maré. Em 2010, o jornal ampliou seu foco. Além da identidade e cultura local, a defesa e garantia dos direitos humanos também passou a fazer parte da linha editorial.

Ao longo dos 20 anos de atuação, já são mais de 60 publicações. Editorias como Saúde, Educação, Segurança, Cidadania, Esporte, Musical, Perfil, Cultura, Memórias da Maré, Dicas da Vovó, Comunicação, Entrevista, dentre outras, são espaços que discutem os temas mais importantes da edição. Todas as matérias de capa são reportagens reflexivas, escritas a partir de pesquisas e entrevistas com especialistas e moradores.

O Jornal O Cidadão é composto por Carolina Vaz, Diana Osório e Simone Lauar que atuam na equipe de reportagem e mídias sociais. A publicação tem revisão e edição de Carolina Vaz.

Para saber mais e acessar as matérias, clique aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste