Publicado originalmente por Jornal O Globo
Uma pesquisa feita pela Agência Lupa apontou que a inteligência artificial tem sido uma ferramenta cada vez mais adotada por criminosos virtuais para induzir usuários das redes sociais a caírem em golpes diversos. Uma das principais estratégias é o uso de deepfakes de políticos, empresários e jornalistas.
O relatório analisou 142 golpes virtuais aplicados nas redes sociais nos últimos três anos, dos quais 31 contavam com recursos de IA. Apesar de não representarem a maior parte, eles vêm crescendo, aponta o estudo. Segundo a Lupa, entre os golpes aplicados no Brasil predominam temas ligados a promessas de promoções, descontos e brindes em lojas famosas. Em seguida, vêm os golpes que usam o nome de programas sociais, como o Desenrola Brasil, para enganar. No terceiro lugar, ficam os golpes financeiros.
Leia a matéria completa neste link: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/06/23/com-videos-e-audios-falsos-uso-de-inteligencia-artificial-para-aplicar-golpes-cresce-nas-redes-aponta-pesquisa.ghtml?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar.