Regulação: Injúria Racial é tipificada como crime de Racismo

Publicado originalmente em Rede Amazoom por Hermes Vissotto. Para acessar, clique aqui.

Durante a posse da Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, o Presidente Lula sancionou a Lei que tipifica o crime de injúria racial como racismo.

Nesta quarta-feira, 11 de janeiro de 2023, durante a posse da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Nº 14.532/2023 que tipifica o crime de injúria racial como racismo, vamos explicar o que muda a partir desta nova regulação.

O que é Injúria racial?

Segundo a Lei Nº 14.532/2023. em seu Art. 2º-A o crime de injúria racial é

Art. 2º-A Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional.

Pena: reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Parágrafo único. A pena é aumentada de metade se o crime for cometido mediante concurso de 2 (duas) ou mais pessoas.

O que muda com a Lei Nº 14.532/2023

As mudanças giram em trono das consequências de se insultar alguém com base em preconceitos étnicos, pois estas atitudes promovem discriminação e passam a ser crime imprescritível, afastando um instrumento recorrente de impunidade do racismo no Brasil, a penalidade foi aumentada, pois antes era de 01 a 03 anos, agora 02 a 05 anos de reclusão.

Já o racismo esportivo, religioso, artístico e cultural, além da pena de reclusão, foi estabelecida também a proibição de frequência, por 3 (três) anos, a locais destinados a práticas esportivas, artísticas ou culturais destinadas ao público.

Também reforça a necessidade de assistência judiciária às vítimas de racismo e a importância de auxiliar os magistrados na promoção do antirracismo nos julgamentos, oferecendo um alternativas para igualar o tratamento judicial a grupos historicamente discriminados.

Fonte: www.blogcrsuas.com

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste