Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.
Do norte ao sul do Brasil, existem hoje 25 observatórios em atividade de análise sistemática da mídia. Os dados são do Censo de Observatórios 2021, publicado pela Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), cujo objetivo é divulgar o mapeamento de redes que atuam nos seguintes temas: crítica dos media; comunicação cidadã; profissionais de comunicação; ameaças de censura e violência; e literacia mediática. De acordo com a Renoi, a ação de observatórios é essencial para incentivar o senso crítico.
O relatório fornece informações sobre 25 observatórios, todos vinculados a universidades brasileiras, sendo cinco da região nordeste, sete da região centro-oeste, cinco da região sudeste e quatro da região sul. Quase todos os observatórios, com exceção de um, foram criados a partir dos anos 2000 e maioria é coordenado por mulheres.
Com acesso gratuito, o Censo de Observatórios 2021 disponibiliza informações gerais sobre a coordenação, instituição em que estão vinculados, assim como o período de funcionamento e o site oficial de cada observatório. Para acessar, clique aqui.