Rafael Capurro e Marco Schneider participam do Colóquio “Diálogos em Ciência da Informação: leituras e debates científicos”

Publicado originalmente em Perfil-I. Para acessar, clique aqui.

O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Goiás (GI/UFG) realiza, neste sábado (26), às 9h, mais uma edição do Colóquio “Diálogos em Ciência da Informação: leituras e debates científicos“. O evento, transmitido pelo YouTube, tem como autor convidado o Prof. Dr. Rafael Capurro, fundador e diretor do International Center of Information (ICIE), que, no Brasil, também atua como colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Junto a ele, um time composto por mais de 10 pesquisadores relevantes da área conduzirá os debates. Entre eles, está o Prof. Dr. Marco Schneider, atual presidente do ICIE, líder do Perfil-i e professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) e em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia via cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI Ibict/UFRJ).

O evento, totalmente online, é fruto de iniciativa do Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação (NGPTI/UFG) e visa promover discussões sobre temáticas diversas, no âmbito da Ciência da Informação (CI), da Gestão da Informação (GI) e da Biblioteconomia. Por meio dele, especialistas exploram artigos científicos e, posteriormente, debatem ideias, conceitos e práticas com os autores convidados.

Para o colóquio com Rafael Capurro, foram convidados os seguintes pesquisadores: Cristina Ortega, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (PPGCI/USP); Edivânio Duarte, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Eliany Alvarenga (UFG); Filipe Reis (UFG); Jonathas Carvalho, da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Luciana Cândida (UFG); Luciana Gracioso, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Maria Beatriz Marques, da Universidade de Coimbra (Portugal); Marco Schneider (UFF e Ibict/UFRJ); Maximiliano Rodrigues, da Universidad de la República (Uruguai); Mário Barité, da Univerisdad de la República (Uruguai); Rodrigo Rabelo, da Universidade Federal de Brasília (UNB); e Rubem Ramos (UFG).

O encontro virtual será transmitido aqui, em acesso aberto.

Sobre Rafael Capurro

Nascido no Uruguai e radicado na Alemanha, Rafael Capurro é considerado um dos principais pensadores da Ciência da Informação, em todo o mundo. Fundador e diretor do International Center of Information (ICIE), destaca-se, sobretudo, pelas contribuições acerca da Ética e da Epistemologia da Informação, com reflexões importantes sobre a sociedade da informação e as implicações do desenvolvimento tecnológico, no contexto da internet, da comunicação digital e da Inteligência Artificial.

Capurro é doutor e licenciado em Filosofia, pela Universidade de Düsseldorf (Alemanha/1978) e pela Universidad del Salvador (Argentina/1971), respectivamente; pós-doutor em Filosofia Prática (Ética), pela Universidade de Stuttgart (Alemanha/1989); foi docente no Instituto de Filosofia da Universidade de Stuttgart (1989-2004) e professor emérito em Ciência e Ética da Informação, na Escola Superior de Mídias de Stuttgart (1986-2009); e foi membro do European Group on Ethics in Science and New Technologies (EGE) da Comissão Europeia (2000-2010) e do Advisory Board for Integrity and Corporate Responsibility do Daimler AG (2016-2017).

Atualmente, é membro do Instituto de Ética Digital, na Escola Superior de Mídias de Stuttgart, e do Advisory Board do ID4Africa. No Brasil, é colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa Perfil-i, vinculado ao Ibict.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste