Proteção de sites oficiais contra apagamento de dados avança na Câmara dos Deputados

Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – Obcomp. Para acessar, clique aqui.

O Projeto de lei que regulamenta a proteção de todo conteúdo publicado em sites oficiais brasileiros contra apagamentos foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 2.431/2015, de autoria da deputada Luizianne Lins (PT-CE) é resultado de pesquisa acadêmica desenvolvida pela jornalista Ana Javes Luiz, doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS e coordenadora institucional do Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP).

Ana Javes Luz também é integrante do grupo de pesquisa Dríade, ligado à Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Ibict/MCTI. Pela proposição, informações institucionais e todo conteúdo de natureza comunicacional produzido e publicado nos sites oficiais pelos governos e suas instituições passam a ser protegidas a partir da aprovação da lei. Além disso, o PL estende a proteção das informações oficiais àquelas publicadas pelas instituições públicas em redes sociais e aplicativos de internet, tais como Youtube, Facebook, Twitter, Instagram, etc.

“Preservar os conteúdos dos sites oficiais brasileiros é fundamental para a garantia do direito de acesso à informação e também para a nossa memória política, administrativa e cultural. É um compromisso com a democracia e a aprovação do parecer, em mais uma comissão, aponta que os deputados compreendem e estão comprometidos com o tema”, destacou a pesquisadora.

A proposta determina que as contas em redes sociais pessoais dos chefes dos poderes públicos e de titulares de órgãos máximos dos poderes da União estarão, durante o exercício de seus mandatos, submetidas às mesmas regras que incidem sobre as contas de redes sociais de órgãos oficiais, uma vez que esses atores políticos são os principais porta-vozes dessas instituições.

Projeto vai para a CCJ da Câmara dos Deputados
A tese de Ana Javes Luz, “Comunicação pública e memória comunicacional: revelações e apagamentos sobre o governo da presidenta Dilma Rousseff” (2021), ganhou Menção Honrosa no Prêmio COMPÓS de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela 2022, concedido pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.

O Projeto de Lei já foi aprovado por unanimidade na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCTCI) em dezembro de 2015; aprovado, também por unanimidade, na Comissão de Cultura (CCULT), em agosto de 2021; aprovado este ano na Comissão de Finanças e Tributação e segue agora para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ir à votação em plenário.

Saiba mais:
Ana Javes Luz : PL 2.431/2015 e a defesa da comunicação pública e da memória política

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste