Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.
Em 16 de dezembro de 2019 o projeto de extensão do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), cujo foco é a alfabetização midiática nas escolas públicas de ensino médio da Grande Florianópolis, se despedia. Naquele momento, a equipe que liderava o projeto prometia: “Após cinco semestres de atuação (2017.2 a 2019.2) e trabalho junto a 10 escolas de Florianópolis e Região Metropolitana, vamos suspender as atividades em 2020 para avaliar os resultados obtidos e poder aprimorar e refinar a metodologia da iniciativa. As atividades do projeto devem ser retomadas em 2021”. Em março de 2020 veio a pandemia da Covid-19 e o resto é história.
Depois de reescrever o projeto e apresentar sua nova versão à análise da Coordenadoria Regional de Educação da Região da Capital, os pesquisadores do objETHOS Samuel Pantoja Lima (docente do Departamento de Jornalismo da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/PPGJOR), Ricardo Torres (doutor em jornalismo pelo PPGJOR), Vinícius Bressan (mestrando do PPGJOR) e Marco Britto (mestrando do PPGJOR) voltaram às salas de aula de duas escolas de Floripa: as EEBs Getúlio Vargas (no Saco dos Limões) e Leonor de Barros (Itacorubi).
O primeiro tema de ambos os encontros foi “Jornalismo e fake news”, explorando o fenômeno da desinformação com todas as suas nefastas consequências sociais, culturais, políticas e econômicas, bem como o advento da indústria das fake news através dos serviços de redes sociais criados pelas plataformas digitais do Vale do Silício. Nas duas escolas as/os estudantes falaram de suas experiências cotidianas com as notícias e informações falsas. Os pesquisadores levaram prints de notícias e checagens de informações falsas publicadas recentemente durante a pandemia.
Ao final de cada encontro os pesquisadores aplicaram um questionário para coletar alguns dados anonimizados de perfil das turmas, especialmente para mensurar os temas de interesse das/os estudantes que serão objeto dos próximos três encontros do projeto: em abril, maio e junho. As/os estudantes realizaram ainda um pequeno exercício que buscava identificar, a partir de prints das páginas iniciais de portais jornalísticos, o que é notícia, propaganda e/ou conteúdo pago e opinião. Os próximos encontros serão realizados na 2ª quinzena de abril.