Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.
O projeto “ObjETHOS nas Escolas Públicas: educação e crítica em debate”, que produz materiais originais e incentiva a discussão sobre jornalismo em escolas públicas da Grande Florianópolis, foi uma das iniciativas analisadas pela doutoranda Cristine Rahmeier Marquetto em sua tese na Unisinos. Orientado pela professora Beatriz Marocco, o trabalho foi defendido em sessão pública ontem, 30, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.
Na tese, Cristine Marquetto analisa o projeto de extensão do objETHOS, uma experiência semelhante em Lyon (na França) e as mais avançadas discussões sobre o tema da alfabetização midiática, colhidas em Helsinque, na Finlândia. Para isso, a pesquisadora acompanhou equipes de professores e jornalistas em sala de aula, observando os limites e as potencialidades dessas práticas. Sob o título “Alfabetização Midiática e Jornalismo: práticas jornalísticas na escola para o desenvolvimento do pensamento crítico no combate à desinformação”, a tese foi aprovada pela banca de avaliadores.
O projeto do objETHOS é dirigido a alunos do ensino médio de escolas públicas da Grande Florianópolis, e já alcançou mais de 500 estudantes. A iniciativa é liderada pelo professor Samuel Lima, que é acompanhado por estudantes de graduação, mestrado e doutorado do PPGJOR/UFSC. Por conta da pandemia, as visitas às escolas foram interrompidas até que haja segurança sanitária para a sua continuidade.
Leia mais notícias sobre o projeto aqui.