Publicado originalmente em I4 Plataforma de Notícias por Gabrielli Almeron e Kimberlin Valério. Para acessar, clique aqui.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), no município de São Borja, até a manhã do dia 19 de julho, 37.078 pessoas tomaram a primeira dose da vacina,13.368 tomaram a segunda dose e 1.687 a dose única, totalizando 52.133 doses aplicadas.
Conforme dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde SES/RS, desde o início da campanha de vacinação da Covid-19 no RS, em janeiro de 2021, foram destinadas 63.889 doses para São Borja. O número de habitantes da cidade é de 60.282, a cidade chegou à marca de 62,5% de pessoas vacinadas com a primeira dose, incluindo a vacina de dose única.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o planejamento de vacinação da cidade segue os protocolos do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, vigente desde março de 2021 em todo o Brasil. Ainda de acordo com a SMS, o município não possui uma estimativa de quando irá vacinar toda a população da cidade, porque a secretaria depende da distribuição de imunizantes que são enviadas ao município pelos Governos Estadual e Federal.
No boletim publicado pela SES/RS, no dia 04 de junho, o estado prevê, até setembro, imunizar todos os integrantes dos grupos de maior vulnerabilidade e também os trabalhadores da educação, além de vacinar com a primeira dose o público acima dos 18 anos. Outra meta a ser atingida até dezembro é imunizar com a segunda dose todos que já tomaram a primeira.
De acordo com o Departamento de Comunicação (DECOM) da Prefeitura de São Borja, a aplicação da segunda dose tem ocorrido de forma gradativa, a própria população tem realizado busca ativa nas Estratégias de Saúde Familiar- ESFs. A divulgação pelos canais oficiais da prefeitura do município tem alertado a comunidade local sobre a importância do retorno às Unidades de Saúde, para completar a imunização contra a Covid-19 com a aplicação da segunda dose.
Conforme dados disponibilizados pelos canais oficiais da prefeitura, nesta segunda-feira (19), iniciou no município a aplicação da primeira dose da vacina para a população com 22 anos, na terça-feira (20) a partir dos 20 anos e na quarta-feira (21) o município deve alcançar a população com 18 anos sem comorbidades, além dos demais grupos.
Fique atento para modificações no calendário da segunda dose da vacinação. Na segunda-feira (12/07), ocorreu uma reunião entre a Secretaria da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), na qual, foi definido que o intervalo entre as doses das vacinas contra a Covid da Astrazeneca e Pfizer será reduzido de 12 para 10 semanas no RS. A medida vale para quem já recebeu a primeira dose e para quem será vacinado a partir de agora.
A vacinação em São Borja acontece na Central de Vacinas e em todas as ESFs, das 8h às 12h. No momento da vacinação é obrigatório levar o CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação. Podendo também ser utilizada a carteira digital de vacinação através do aplicativo Conecte SUS, o acesso a sua carteira digital é gratuito. O aplicativo está disponível para os sistemas: Android e IOS, além disso, também pode ser acessado pelo computador.
Fontes consultadas:
https://www.facebook.com/prefeituradesaoborja
https://vacina.saude.rs.gov.br/
https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/23/plano-nacional-de-vacinacao-covid-19-de-2021