Premiação dará até R$10 mil para projetos de combate à desinformação em escolas

Publicado originalmente em Instituto Palavra Aberta. Para acessar, clique aqui.

O Instituto Palavra Aberta, em parceria com e a Embaixada e o Consulado dos EUA no Brasil e apoio do Porvir, apresenta o Prêmio #FakeToFora, uma iniciativa inovadora que visa reconhecer e premiar educadores que implementaram clubes e/ou coletivos de checagem de informações em escolas brasileiras de educação básica. O foco é promover projetos que façam dos estudantes protagonistas da sua aprendizagem e consumidores responsáveis de informações, formando cidadãos críticos para o mundo conectado.

Podem participar professores de instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), atuantes no ensino fundamental II  (8º e 9º anos) e ensino médio, de escolas públicas ou privadas no Brasil. É possível participar individualmente ou em equipes de até três professores, desde que um representante seja indicado como responsável na inscrição.

No momento de pré-inscrição, o professor não precisa já ter implementado o clube e/ou coletivo de checagem com a sua turma. Ele deve declarar a intenção de criá-lo, para posteriormente realizar a atividade com seus estudantes, registrando o processo para enviar para a equipe de avaliação do prêmio.

A premiação oferecida é de até R$ 10.000,00 para cada um dos três projetos vencedores investirem em suas práticas educacionais, além de mentoria especializada e capacitação exclusiva para os professores responsáveis pelos projetos com a equipe do EducaMídia.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 15 de julho a 15 de agosto de 2024. Inscreva-se através do site ou no link de pré-inscrição, preenchendo o formulário de intenção.

O que é o #FakeToFora?
#FakeToFora é um convite para que educadores e estudantes de todo o país promovam ações e reflexões com os jovens que se preparam para votar. É um projeto de educação midiática política cujos materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania.

Composto por módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, o #FakeToFora também oferece a metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações habitualmente.

Cronograma
Pré-inscrição: 15/07/2024 a 15/08/2024
Implantação do Clube de Checagem: 01/09/2024 a 30/10/2024
Envio de Evidências: 01/11/2024 a 15/11/2024
Avaliação das Melhores Práticas: Critérios como número de alunos envolvidos, quantidade de informações verificadas e impacto na comunidade serão considerados.
Divulgação dos Vencedores: Os projetos vencedores serão divulgados em diversas plataformas, garantindo ampla visibilidade.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste