Pollyanna Ferrari lança “Descolonizar pelo afeto” no Piauí

Obra propõe ampliar o conceito de descolonização como prática permanente de transformação social

A jornalista e uma das maiores estudiosas sobre comunicação digital no Brasil, Pollyana Ferrari, estará em Teresina no dia 22 de fevereiro lançando seu mais novo livro: Descolonizar pelo afeto (Ed. Veríssima, 2023). Pela primeira vez no Piauí, onde participa da Semana de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí, em Picos, a pesquisadora faz parada na capital em evento aberto ao público, a partir das 19h, no Maria Café, bairro de Fátima.

A ideia para o novo livro surgiu da necessidade de enxergar um país dividido e assolado pela desinformação, tema que pesquisa desde 2016. “Essa investigação a fundo me levou a perceber que a desinformação se sustenta, como parasita, do racismo, dos discursos de ódio, da homofobia, do sexismo, entre outros (des)afetos que deveríamos tratar no divã de um psicanalista, ou mesmo no consultório de um psiquiatra, mas que despejamos e compartilhamos, sem cessar, nas redes”, comenta a autora.

Pollyana convida o leitor a encarar uma conversa desconfortável e necessária. Assistimos, estupefatos, aos ataques golpistas contra a democracia no 8 de janeiro. Vimos um homem negro morrer sufocado pela ação da polícia norte-americana. “Depois de tudo isso que vivemos, ser aberto ao diálogo demanda um tipo de afeto especial, que nos permita ir além e, acima de tudo, transitar nas bolhas sociais em que temos vivido”, finaliza Ferrari.

Sobre a autora:

Pollyana Ferrari é natural de Piracicaba, interior de São Paulo e tem três décadas de atuação no jornalismo, somadas a 20 anos de docência e pesquisa sobre a mídia digital e sua relação com o humano. É pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – Portugal, doutora e mestra em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Autora de 10 livros sobre comunicação digital, entre eles, “Como sair das bolhas”, “Jornalismo Digital” e “A força da mídia social”.

Serviço:

Lançamento do livro Descolonizar pelo afeto (Ed. Veríssima, 2023).

22 de fevereiro | 19h no Maria Café (Rua Eletricista Guilherme, 501, bairro de

Fátima – Teresina)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste