Plataformas digitais motivam livro sobre mudanças no jornalismo brasileiro

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio da Fundação Friedrich Ebert e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) colocaram em circulação o livro “O impacto das plataformas digitais no Jornalismo”. A publicação multidisciplinar reúne jornalistas e pesquisadores para abordar o impacto político, econômico e cultural das mega corporações mundiais da internet, especialmente no ecossistema jornalístico brasileiro. O livro destaca-se na abordagem a plataformas digitais de negócios e de redes sociais.

O livro organizado por José Augusto Camargo, diretor de Relações Institucionais da FENAJ, trata da superação da promessa inicial de liberdade de opinião por uma dominância por parte de corporações. O paradoxo destas empresas transnacionais dominarem o cenário midiático, mesmo sem produzir conteúdo, é um dos pontos de reflexão do livro considerando também o enfraquecimento da imprensa escrita.

O organizador também reflete a respeito da mudança no mercado publicitário, pelo redirecionamento de investimentos que causa uma crise no financiamento da imprensa tradicional. Outros aspectos também abordados são como os problemas financeiros resultam em dificuldades até mesmo para a organização da sociedade e também dos desafios da imprensa digital em apresentar um trabalho mais próximo da essência do jornalismo profissional.

Uma resposta proposta pelo livro a estas dificuldades está em taxar as grandes plataformas digitais, visando a constituição de um fundo para fortalecimento do jornalismo e pela valorização das e dos jornalistas. O projeto advém da FIJ e foi encampado pela FENAJ em 2020 para garantir ao cidadão o direito a informação jornalística de qualidade para o exercício pleno da cidadania.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste