PicPay oferece Pix de 400 reais de aniversário?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Bianca Viana*

Você deve ter visto em algum grupo do WhatsApp ou até mesmo recebido de algum parente ou amigo que a empresa financeira PicPay estaria entregando Pix de R$ 400,00 em prêmio para as pessoas que compartilharem um link no WhatsApp. A COAR verificou e se trata de um conteúdo enganoso, ou seja, um golpe.

Essa é uma das modalidades de golpe mais utilizadas em promoções falsas que circulam no WhatsApp. A mensagem compartilhada nos grupos aponta que a empresa está fazendo aniversário e realizando um suposto quiz, onde o prêmio é um Pix de R$ 400,00.

A mensagem seguida de um link, induz as pessoas a clicarem e responderem algumas perguntas do quiz e, no final, compartilharem o link com amigos no aplicativo. Veja a mensagem que está circulando por aí e o conteúdo da página em uma URL não segura:

Após clicar no link, é redirecionado para um site com algumas instruções. Ao finalizar as instruções, o suposto site pede a chave do Pix do usuário e avisa que o procedimento não funcionou, fazendo com que se repita o processo.

Para comprovar que não há nenhuma promoção, a COAR buscou qualquer ação similar a essa nas páginas oficiais do PicPay e nada foi encontrado. Entramos em contato com a fintech, que emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

“O PicPay afirma que não há promoção oferecendo dinheiro para usuários que se cadastrarem em um link específico e que a equipe de segurança já solicitou a remoção dos conteúdos. A companhia reforça que todas as promoções são divulgadas apenas na aba de notificação do app ou pelos canais oficiais da instituição. O PicPay preza pela segurança de seus usuários e constantemente reitera orientações para conscientização e prevenção a golpes.”

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

*Com revisão de Leonardo Lima

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste