PicPay entrega Pix no valor de R$ 200?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Bianca Viana e Leonardo Lima

Voltou a circular novamente, em grupos de WhatsApp, a suposta mensagem de que a empresa financeira PicPay estaria promovendo uma campanha de aniversário com pagamento em Pix para os ganhadores. Chamada de “Quiz do PicPay”, a mensagem compartilhada dessa vez, informa que a empresa estaria entregando Pix no valor de R$200,00, como prêmio para as pessoas que responderem ao questionário.

Assim como na checagem anterior realizada pela COAR, constatamos que se trata de mais um conteúdo potencialmente enganoso, projetado por golpistas. Essa é uma das modalidades de golpe mais utilizadas em promoções falsas que circulam no WhatsApp.

Confira: PicPay oferece Pix de 400 reais de aniversário?

A mensagem também segue com um link, que induz as pessoas a clicarem, direcionando para uma página de perguntas. Ao final, surgem algumas instruções com a solicitação de dados do usuário, e o compartilhamento do link com outras pessoas. Veja a nova mensagem que está circulando por aí:

Nova mensagem golpista compartilhada em grupos do WhatsApp.

Ao tentar acessar o link em um navegador com antivírus integrado, imediatamente aparece o aviso de proteção da navegação, notificando que o conteúdo da página está em uma URL não segura e é impedido o acesso ao site.

Aviso de segurança do antivírus Kaspersky ao tentar acessar o link suspeito.

Como já verificado, não há qualquer ação similar a essa nas páginas oficiais do PicPay. Entramos em contato com a fintech, que emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

“O PicPay afirma que não há promoção oferecendo dinheiro para usuários que se cadastrarem em um link específico e que a equipe de segurança já solicitou a remoção dos conteúdos. A companhia reforça que todas as promoções são divulgadas apenas na aba de notificação do app ou pelos canais oficiais da instituição. O PicPay preza pela segurança de seus usuários e constantemente reitera orientações para conscientização e prevenção a golpes.”

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste