Piauí é o 2º estado do Nordeste com menor percentual de pobres em relação à população?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Marta Alencar

Etiqueta: COAMOS

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) comemorou em suas redes sociais que o estado está em segundo lugar com menor percentual de pobres em relação à população conforme o Mapa da Nova Pobreza foi feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) Social. O post divulgado pelo governador em sua conta no Instagram diz: “Dados da FGV Social demonstram que o nosso Estado tem reduzido bastante a pobreza nos últimos anos. O Piauí está na 2ª melhor posição do Nordeste e na 16ª melhor posição do Brasil em menor percentual de pobres em relação ao total da população. Além disso, o Piauí está entre os dois únicos estados do país que reduziram a pobreza de 2019 a 2021, durante a pandemia da Covid-19. É mais um ranking que atesta o Piauí como um dos Estados que tem maior crescimento econômico e que distribui melhor esse crescimento para a sua população. Ainda precisamos melhorar muito e, portanto, estamos trabalhando dia e noite para que nosso Estado possa crescer ainda mais, com distribuição de renda”. A COAR verificou o conteúdo para confirmar se a postagem oficial condiz de fato com os dados da FGV.

Alguns veículos jornalísticos no Piauí publicam conteúdos sem verificarem os dados informados pelo governo estadual. Geralmente replicam os conteúdos sem de fato verificá-los, principalmente quando citam declarações de políticos. E cabe a COAR atuar na verificação das declarações e dados oficiais, mesmo quando utilizam base de dados de outras instituições.

Gráfico 1. Fonte: FGV

De fato, o Piauí conforme o gráfico 1 analisado na ordem crescente (a partir de Santa Catarina) é possível confirmar que o estado está em 16ª melhor posição no país em menor percentual de pobres em relação ao total da população e em segundo lugar no Nordeste. Outro ponto é que a unidade da Federação com menor taxa de pobreza em 2021 foi Santa Catarina (10,16%) e aquela com a maior proporção de pobres foi o Maranhão com 57,90%.

O estudo também revela que mudança da pobreza de 2019 a 2021 por Unidade da Federação em pontos percentuais na pandemia teve maior incremento em Pernambuco (8,14 pontos percentuais), e as únicas quedas de pobreza no período em Tocantins (0,95 pontos percentuais) e Piauí (0,03 pontos percentuais) conforme Gráfico 2. O que atesta o dado oficial do governador Rafael Fonteles de que o Piauí está entre os dois únicos estados do país que reduziram a pobreza de 2019 a 2021, durante a pandemia da Covid-19.

Gráfico 2. Fonte: FGV

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste