Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.
Por Marta Alencar e Sebasthian Judah Castilho Netto
Etiqueta: COAMOS
Conteúdo a ser checado: Um dos principais papéis exercidos pelas agências de fact-checking é conferir declarações oficiais e dados informados por órgãos e agentes públicos, incluindo postagens nas redes sociais digitais. Um deles é um carrossel no perfil do Governo do Piauí no Instagram, que informa que o estado teve o maior aumento na geração de energia eólica do Brasil em 2022.
É importante mencionar as informações constatadas no carrossel: 1. Há uma afirmação dizendo que o Piauí possui o maior parque de energia eólica em funcionamento da América Latina; 2. Em seguida, para reforçar o comentário anterior, o Governo do Piauí informa que o Parque possui 230 (duzentos e trinta) turbinas eólicas em atividade nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio; 3. A postagem oficial também informa que o maior parque solar em operação da América Latina; 4. Na terceira e última imagem, uma fala do Governador do Piauí é destacada. Nela é dita que o estado produz o dobro da eletricidade que precisa; Os parques solares estão em 5 (cinco) municípios e os de energia eólica em 9 (nove) municípios; A maioria sendo localizada no semiárido, local com IDH mais baixo, tornando-se assim uma oportunidade de geração de empregos e renda para toda a região e trazendo uma nova vocação de produção para esse ambiente.
Pontos conferidos:
- A Enel Green Power construiu e opera no Brasil o maior parque eólico e o maior parque solar da América do Sul: os projetos Lagoa dos Ventos e São Gonçalo, respectivamente – ambos localizados no Piauí. A Enel é uma empresa com atividades em 21 países e tem sua sede na Roma;
- A COAR analisou os dados levantados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que mostra que p Rio Grande do Norte (178 MW médio), Bahia (666 MW médio) e Piauí (340 MW médio), apresentaram aumento na geração por fonte Eólica em 2022. Conforme gráfico abaixo:
De acordo com o engenheiro elétrico Marcílio Fontes, os dados esclarecem que em 2022, 1.236 MW de geração de energia eólica é representado pelo Piauí, enquanto em 2021, 990 MW. Ou seja, um percentual de 24,85%. Enquanto a Bahia em 2022, gerou 2.813 MW, em 2021 apresentou 2.318 MW. Ou seja, a Bahia apresentou o percentual de 21, 35%.
Apesar do gráfico mostrar maior variação de geração de energia eólica na Bahia do que no Piauí, o crescimento percentual do Piauí é maior do que de todos os estados. O que confirma a notícia do site e do carrossel no Instagram do Governo do Piauí.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).