Pesquisadores do objETHOS em livro internacional sobre qualidade no jornalismo

Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.

Um panorama global do jornalismo em língua portuguesa. É o que promete o livro “Jornalismo e Qualidade no mundo de expressão portuguesa”, que acaba de sair pela editora da University of Saint Joseph, de Macau, na China. A publicação é o primeiro produto da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), criada em 2018, e que reúne pesquisadores, profissionais e entidades dos nove países e territórios falantes do português: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé-e-Príncipe e Timor Leste.

Samuel Lima e Rogério Christofoletti, coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), participam da publicação. O primeiro assina com o professor Josenildo Luiz Guerra (UFS) o capítulo “Jornalismo, qualidade e accountability no Brasil”, enquanto Christofoletti é um dos organizadores da obra, ao lado de Carlos Camponez (Universidade de Coimbra) e José Manuel Simões (University of Saint Joseph).

São ainda autores de capítulos os pesquisadores Paulo Martins, Edwin Carvalho, Silvino Lopes Évora, António Nhaga, Ernesto Nhanale, Eduardo Namburete, João Miranda, Joaquim Fidalgo, Virgílio da Silva Guterres e Pedro Brinca.

Produzido ao longo de três anos, o livro aborda movimentos históricos, sociais, políticos e econômicos da organização dos mercados jornalísticos em nove contextos distintos, espalhados por quatro continentes. Os textos também articulam aspectos da qualidade dos produtos e serviços midiáticos e da autorregulação dos jornalistas e dos meios. Com 204 páginas, o livro deve ser lançado oficialmente em breve e estará disponível para compras.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste