Pesquisadora associada à ABPEducom lança cartilha gratuita sobre clube de leitura audiovisual

Publicado originalmente em ABPEducom. Para acessar, clique aqui.

Durante o X Encontro Brasileiro de Educomunicação, o X Educom, realizado em novembro de 2024, Vanessa Martins, professora de Cinema e Animação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lançou a cartilha “Clube de Leitura Audiovisual”, que propõe uma abordagem educomunicativa para a educação midiática. O material, didático e gratuito, busca estimular o protagonismo juvenil, o pensamento crítico e a criatividade na produção audiovisual, além de promover o gosto por literatura. A proposta foi desenvolvida para ser utilizada em contextos de educação tanto formal e não formal, e vem sendo adotada por professores e professoras da rede estadual de ensino de Cataguases (MG) e região. 

A iniciativa é fruto da pesquisa de doutorado de Martins, realizada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF), com orientação da professora Cláudia Thomé, coautora da obra. A cartilha estabelece uma ponte entre os conceitos do autor candense Marshall McLuhan e do  educador brasileiro Paulo Freire. Esse diálogo pôde ser aprofundado durante um período de estudos de campo da pesquisadora na Universidade de Toronto, no Canadá, viabilizado por um programa de doutorado financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Martins destaca, ainda, que abordagens educomunicativas sobre a obra de McLuhan também tem sido desenvolvidas em uma parceria acadêmica entre universidades mineiras, desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação (CNPq/UFSJ), coordenado pela professora Filomena Bomfim.

A obra compôs uma lista especial de publicações lançadas e/ou divulgadas durante o X Educom, em uma seleção cuidadosamente pensada com uma variedade de temas e perspectivas, refletindo a diversidade que caracteriza a Educomunicação. A cartilha já está disponível gratuitamente em versão digital e pode ser acessado por meio de uma página online. Já a versão impressa, produzida com fomento da Lei Paulo Gustavo, pode ser solicitada diretamente à autora pelo e-mail vanessacoutinhomartins@gmail.com.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »