Pesquisa do Observatório/PósCom-Ufes vence prêmio nacional em Comunicação

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

A dissertação de mestrado “As emissoras estatais de rádio e a radiodifusão de serviço público: estudo de caso sobre as emissoras rádio vinculadas ao Poder Executivo no Brasil”, de Ivana Sonegheti de Mingo, foi primeira colocada na edição deste ano do prêmio de melhor pesquisa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A Intercom é a principal associação científica do campo da Comunicação no país. O anúncio foi feito no site da entidade nesta quarta-feira (27/7).

A dissertação foi defendida em 2021 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom-Ufes), tendo como orientador o professor Edgard Rebouças, e foi inteiramente realizada no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência. A íntegra do resultado da pesquisa está disponível na página do Observatório.

A pesquisa trata de como as 21 rádios brasileiras vinculadas aos poderes executivos estaduais se filiam a um serviço público de comunicação, entendido como uma prática democrática aliada ao compromisso que deve ser assegurado e garantido pelo Estado. O estudo construiu um amplo quadro referencial com base no eixo teórico metodológico da Economia Política das Indústrias Culturais e Midiáticas, considerando ainda experiências de emissoras públicas dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, além do caso da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foram avaliadas as emissoras brasileiras, concluindo que, apesar de carências de regulamentação favorável ao caráter público da radiodifusão no Brasil, de recursos financeiros e de independência frente ao Poder Executivo, há resultados relevantes decorrentes principalmente da mobilização da sociedade civil diretamente relacionada a alguns dos casos estudados.

“Nossa vitória no Prêmio Intercom nos enche de orgulho e nos anima a continuar a lutar pela comunicação pública, apesar do cenário amplo e complexo de destruição em que temos sobrevivido no Brasil, especialmente nos últimos anos. Com certeza, será importante também para fortalecer os movimentos que mapeamos, alimentando-os com mais subsídios para o desenvolvimento da comunicação pública no Brasil – um campo ainda muito incipiente de casos vitoriosos relevantes”, avalia a pesquisadora Ivana de Mingo.

Na banca de avalição da pesquisa no PósCom-Ufes, além do orientador, estiveram presentes a professora Nélia Del Bianco, dos programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o professor Rafael Paes Henriques, do PósCom-Ufes. A íntegra da gravação da defesa da dissertação está disponível no canal do YouTube do Observatório da Mídia.

Para concorrer ao Prêmio da Intercom, a dissertação foi indicada pelo colegiado do PósCom-Ufes, ao lado da pesquisa Transformações no jornalismo científico brasileiro: a pandemia e seu impacto entre jornalistas e cientistas, de Thalita Mascarelo, também realizada no âmbito do Observatório da Mídia, sob a orientação do professor Victor Gentilli. A pesquisa de Ivana de Mingo foi encaminhada para o Prêmio Intercom e a de Thalita Mascarelo para o Prêmio Compós. E março de 2022, ambas participaram de uma edição dos Seminários “Observações” falando de suas pesquisas.

Texto Ademar Possebom (Observatório da Mídia)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste