Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.
Por Kryssyno Oliveira
Etiqueta: COAMOS
Tudo começou quando centenas de usuários no Twitter, de Teresina, passaram a ter interações com um perfil de uma garota desconhecida na rede social. A golpista do perfil fake usava o pseudônimo “loira odonto” e usava a localização da capital piauiense e postava conteúdos em texto e foto, além de comentar sobre os assuntos da cidade e conversar com algumas pessoas. Parecia normal, até esta sexta-feira (21), quando o caso de uma garota que usava um perfil fake para aplicar golpes veio à tona, principalmente para quem seguia o perfil e não fazia ideia. Nas redes sociais, o perfil fake se identificava como uma jovem que cursava odontologia em uma faculdade privada de Teresina.
A COAR investigou o caso, analisando os posts dos usuários, prints e o perfil do suposto fake, até chegar ao verdadeiro perfil da pessoa por trás das fotos: uma garota, no Instagram, de São Paulo e que desconhecia a existência do perfil enganoso. Entramos em contato com as pessoas que acompanharam o caso, que nos relataram que já desconfiavam, que a pessoa por trás do perfil no Twitter era fake.
Nos prints compartilhados pelo Twitter, os internautas relataram que o fake interagia por mensagens privadas, pedindo dinheiro via pix para pagar açaí e ter encontros com as vítimas, todos com pessoas do sexo masculino. Em alguns casos, houve a denúncia de compartilhamento de conteúdo explícito por parte das vítimas.
Um dos usuários relatou que uma pessoa próxima havia tentado marcar um encontro com o fake durante a micarina que ocorreu nos dias 14 a 16 de outubro, em Teresina, mas o encontro não aconteceu e o fake não se explicou. A suspeita aumentava ainda mais, principalmente porque a suposta garota não aceitava chamadas de vídeo. Dias depois, o usuário relatou que a foto da verdadeira mulher havia aparecido em seu Instagram e, ao ver os comentários no Twitter, se deparou com a informação de que a garota era fake.
Conta excluída
Diante do caso, o fake que atuava no Twitter teve a conta apagada. A verdadeira pessoa por trás das fotos recebeu diversas mensagens em seu Instagram, de teresinenses, explicando que uma pessoa desconhecida estava usando as fotos da mesma para aplicar golpes e enganar homens de Teresina.
Até o final dessa matéria, ainda não foi possível identificar quem estava por trás do perfil fake no Twitter. O caso está entre os assuntos mais comentados da rede relacionado a Teresina. A notícia foi veiculada no portal de notícias Meio Norte. A verdadeira pessoa das fotos utiliza uma conta aberta no Instagram e outra privada no Twitter, e fez uma denuncia em seu perfil pedindo para as pessoas não seguirem o perfil fake.
A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).