Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Publicações nas redes sugerem que teria sido uma confissão de que houve fraude no pleito. Falta contexto.  

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Bomba!!!

Explica essa!!! Paulo Pimenta diz que Lula venceu com 39% dos votos”

– Texto em vídeo que circula nas redes sociais

Falta contexto

A declaração de Pimenta circula de forma descontextualizada. Na gravação, o ministro-chefe da Secom falava sobre o universo total de eleitores, incluindo aqueles que votaram branco, nulo ou não compareceram às seções — e Lula, de fato, recebeu 38,5% dos votos nesse cenário. Não há, portanto, qualquer relação com uma suposta confissão de fraude nas eleições.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no segundo turno da última eleição presidencial, 156,4 milhões de eleitores estavam aptos a votar, dos quais 124,2 milhões compareceram às seções. Votos brancos e nulos somaram 5,7 milhões.

Após a apuração dos resultados, a Justiça Eleitoral concluiu que Lula recebeu 60,3 milhões de votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) registrou 58,2 milhões.

Para definir o resultado dos pleitos, o TSE faz o cálculo dos chamados votos válidos, considerando apenas aqueles que foram dados diretamente a candidatos na urna. Nessa conta — excluindo, portanto, votos brancos, nulos e ausentes —, Lula venceu com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Bolsonaro.

O cálculo de Pimenta, no entanto, considerava os 156,4 milhões de eleitores que estavam aptos a votar. Nesse cenário, os 60,3 milhões de votos recebidos pelo candidato petista representam 38,5% desse total.

A fala do ministro-chefe foi dada em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TV PT, em 29 de janeiro de 2024. Pimenta argumentava que o primeiro ano do governo Lula “superou todas as expectativas”, já que havia recebido 39% dos votos, mas tem um patamar de aprovação de 55%.

“Quer dizer, um terço das pessoas que aprovam o governo não votaram no presidente Lula. Isso mostra que nós temos conseguido ampliar o apoio, a aprovação, o respeito da população brasileira pelo nosso jeito de governar”, disse o ministro-chefe. Esse trecho, no entanto, foi cortado da peça desinformativa que circula nas redes.

Após repercussão do trecho da entrevista, Pimenta publicou um vídeo em sua conta no X explicando o cálculo. Na publicação, ele também classificou os conteúdos compartilhados na internet que tiraram a fala de contexto como “fake news”.

Este conteúdo também foi verificado por Reuters e Aos Fatos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste