Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Publicações nas redes sugerem que teria sido uma confissão de que houve fraude no pleito. Falta contexto.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“Bomba!!!
Explica essa!!! Paulo Pimenta diz que Lula venceu com 39% dos votos”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falta contexto
A declaração de Pimenta circula de forma descontextualizada. Na gravação, o ministro-chefe da Secom falava sobre o universo total de eleitores, incluindo aqueles que votaram branco, nulo ou não compareceram às seções — e Lula, de fato, recebeu 38,5% dos votos nesse cenário. Não há, portanto, qualquer relação com uma suposta confissão de fraude nas eleições.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no segundo turno da última eleição presidencial, 156,4 milhões de eleitores estavam aptos a votar, dos quais 124,2 milhões compareceram às seções. Votos brancos e nulos somaram 5,7 milhões.
Após a apuração dos resultados, a Justiça Eleitoral concluiu que Lula recebeu 60,3 milhões de votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) registrou 58,2 milhões.
Para definir o resultado dos pleitos, o TSE faz o cálculo dos chamados votos válidos, considerando apenas aqueles que foram dados diretamente a candidatos na urna. Nessa conta — excluindo, portanto, votos brancos, nulos e ausentes —, Lula venceu com 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% de Bolsonaro.
O cálculo de Pimenta, no entanto, considerava os 156,4 milhões de eleitores que estavam aptos a votar. Nesse cenário, os 60,3 milhões de votos recebidos pelo candidato petista representam 38,5% desse total.
A fala do ministro-chefe foi dada em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TV PT, em 29 de janeiro de 2024. Pimenta argumentava que o primeiro ano do governo Lula “superou todas as expectativas”, já que havia recebido 39% dos votos, mas tem um patamar de aprovação de 55%.
“Quer dizer, um terço das pessoas que aprovam o governo não votaram no presidente Lula. Isso mostra que nós temos conseguido ampliar o apoio, a aprovação, o respeito da população brasileira pelo nosso jeito de governar”, disse o ministro-chefe. Esse trecho, no entanto, foi cortado da peça desinformativa que circula nas redes.
Após repercussão do trecho da entrevista, Pimenta publicou um vídeo em sua conta no X explicando o cálculo. Na publicação, ele também classificou os conteúdos compartilhados na internet que tiraram a fala de contexto como “fake news”.
Este conteúdo também foi verificado por Reuters e Aos Fatos.