Para Você Entender: Células CAR-T

Publicado originalmente em instagram de Para Você Entender. Para acessar, clique aqui.

As células CAR-T (Células T com receptor de antígeno quimérico) são células T com receptor modificado para identificarem e destruírem mais facilmente células tumorais.
O sangue de pacientes é coletado, as células T são separadas, recebem o receptor quimérico e retornam para o mesmo paciente, com uma maior capacidade de reconhecer e destruir tumores.
O primeiro receptor de células T quimérico foi desenvolvido em 1993 por Zelig Esharr. Os experimentos utilizando essa primeira geração de receptores quiméricos não tiveram bons resultados. Com o passar dos anos e com melhores tecnologias, surgiram os receptores quiméricos de segunda e terceira geração, que se mostraram eficazes como tratamento de tumores.
As células CAR-T estão sendo testadas em outros tipos de doenças, como as doenças autoimunes, como o Lúpus e doenças infecciosas, como o HIV. Essas células podem também ser utilizadas para prevenir a rejeição de transplantes, e isso também está sendo estudado.
Atualmente, as células CAR-T são aprovadas nos Estados Unidos como tratamento em pacientes com câncer. No Brasil, a terapia ainda está em testes clínicos para a avaliação da eficácia e segurança.
Fonte: Hemocentro de Ribeirão Preto, Frontiers in Oncology, Nature Reviews Immunology

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste