Palestra aborda como idosos podem se prevenir contra desinformação

Intitulada “Desinformação e Terceira Idade”, a palestra será realizada por pesquisadoras do Grupo de Pesquisa InovaCom (PPGCOM-FACOM-UFPA) nesta terça-feira, dia 30/08, às 09h, na Uniterci/UFPA

Hoje em dia, quem nunca recebeu uma informação falsa por meio de seus dispositivos tecnológicos, sobretudo via aplicativos de mensagens como o WhatsApp? Em períodos de crises, como da pandemia de covid-19 ou de disputas eleitorais a exemplo do que estamos vivendo no momento, a disseminação desse tipo de informação se torna ainda mais intensa.

Dentre os alvos da chamada desinformação, o público idoso tem sido um dos mais visados. Uma pesquisa feita pelas universidades de Princeton e de Nova York e publicada na revista Science Advances mostra que pessoas com mais de 65 anos compartilham, em média, sete vezes mais informações não checadas ou falsas do que jovens entre 18 e 29 anos.

É importante ressaltar que os perigos gerados pelo ecossistema desinformacional são tão iminentes que podem afetar a saúde, o trabalho, as relações sociais e demais outros setores da sociedade contemporânea. E em tempos de convergência e tecnologias digitais, a propagação de conteúdo ocorre em uma velocidade sem precedentes.

Considerando que esse cenário precisa ser mais bem compreendido e o universo de desinformação deve ser combatido, o Grupo de Pesquisa ‘Inovação, Convergência e Comunicação-InovaCom (CNPQ/UFPA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em “Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e à Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em conjunto com o projeto de extensão “Inovação, Participação e Desinformação“ (PIBEX/UFPA), ambos coordenados pela Profa. Dra. Elaide Martins, decidiu reunir um grupo de pesquisadoras para abordar o assunto. O InovaCom integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), que congrega projetos, universidades, agências, coletivos e movimentos sociais, dentre outros.

A partir de uma ação conjunta amparada nas pesquisas vinculadas ao InovaCom, a palestra será ministrada pela publicitária e doutoranda em comunicação Cris Cirino (PPGCOM-UFPA), pela Jornalista e doutoranda Camila Simões (PPGCOM-UFPA), pela graduanda em jornalismo e bolsista de extensão Thais Peniche (FACOM/UFPA) e pela Profa. Dra. Elaide Martins (PPGCOM-FACOM/UFPA). A palestra é voltada exclusivamente para os alunos da Uniterci – Universidade da Terceira Idade, da UFPA.

A dinâmica percorrerá por uma proposta introdutória sobre o que é informação,

desinformação e como a pessoa idosa pode checar o conteúdo que recebe nos seus meios digitais. Além disso, a iniciativa apresenta o universo da internet e seus aplicativos mais comuns para receber e enviar informações, trazendo dicas simples de como evitar cair em armadilhas na internet. É um convite ao público-alvo para refletir sobre a responsabilidade de cada um de nós no combate à desinformação e na busca por informações de qualidade, fortalecendo os caminhos da cidadania e da democracia.

#inovacomufpa #ppgcomufpa #rncdbrasil

Serviço:

Palestra: Desinformação e Terceira Idade

Data: 30/08/2022

Hora: 09h

Local: Universidade da Terceira Idade/Uniterci – Universidade Federal do Pará (UFPA), Avenida Perimetral, S/N

Portão 3 – Guamá.

Assessoria de Comunicação: Thais Peniche

(91 985210761)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste