Palavra Aberta participa da Semana Brasileira de Educação Midiática com ações especiais

Publicado originalmente em Instituto Palavra Aberta. Para acessar, clique aqui.

Vai começar a Semana Brasileira de Educação Midiática e é claro que o Palavra Aberta não poderia ficar de fora!

Em sua 2ª edição, a Semana acontece entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. O evento é promovido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e com apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

 O Palavra Aberta está na programação oficial da Secom (saiba mais abaixo) e também realizará atividades e ações próprias durante a Semana. Em Brasília, a presidente do Palavra, Patricia Blanco, participa no dia 28 da Mesa 2, das 15h30 às 16h10, com o tema “Educação Midiática para um Futuro Possível: Interseções com Temas Contemporâneos”. Já Daniela Machado, coordenadora de educação do Palavra Aberta, mediará no dia 30 a oficina “Práticas de Jornalismo na Escola”, a partir das 9h.

Em São Paulo, no dia 31, o Palavra Aberta organiza, em parceria com o PPGCOM-ESPM, um evento presencial com o tema “As Novas Fronteiras Digitais da Informação na Era da Inteligência Artificial”. Com início às 14h, o debate reunirá Mariana Ochs (Palavra Aberta), Williams Bayczar (ESPM) e Egle Spinelli -(Cátedra Maria Aparecida Bacega PPGCOM/ESPM). A participação é gratuita mas as vagas são limitadas. Inscreva-se.

Nas redes sociais do EducaMídia, acompanhe uma série de conteúdos especiais sobre os temas da semana: emergência climática e desinformação; integridade da informação; jornalismo de qualidade e educação midiática, entre outros.

Sobre a Semana Brasileira de Educação Midiática
O principal objetivo da Semana é incentivar boas práticas de educação midiática entre estudantes e escolas, sem esquecer dos outros públicos e espaços onde essa discussão pode (e deve) acontecer. O evento é apoiado por diversas organizações da sociedade civil, como o Palavra Aberta. Haverá uma abertura oficial no auditório do MEC, em Brasília, a partir das 14h.

A programação oficial conta com mesas de discussão, oficinas digitais de práticas de educação midiática e painéis temáticos. Para consultar todas as atividades e fazer a sua inscrição, acesse o site e as redes da Secom. De acordo com a secretaria, nessa edição a Semana vai enfatizar temas como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo de qualidade e direitos nos ambientes digitais.

Saiba mais no site da Secom.

Se você tem interesse em participar da Semana de forma ativa, criando uma atividade na sua comunidade, também é possível! Alunos/as, professores, sociedade civil e coletivos podem participar organizando seus próprios eventos, debates e oficinas. Inspire-se nas orientações da Secom e nos materiais do EducaMídia!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste