Palavra Aberta lança recursos pedagógicos sobre educação midiática e inteligência artificial

Publicado originalmente em Instituto Palavra Aberta. Para acessar, clique aqui.

A inteligência artificial veio para ficar e está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Plataformas que recomendam músicas ou filmes, assistentes virtuais e aplicativos que nos ajudam a trabalhar são exemplos de aplicações que se valem da extração e análise de dados em grande escala para facilitar nosso cotidiano. Mas esses sistemas também são usados por governos e empresas de maneiras que podem afetar nosso acesso a direitos, informações, serviços ou até nossa livre circulação. Também podem privilegiar certas visões de mundo ou amplificar desigualdades, agravando o problema da desinformação e colocando nossa privacidade em xeque. 

Diante desse cenário e entendendo o desafio de preparar crianças e jovens para enfrentarem esse cenário complexo, o Instituto Palavra Aberta, por meio do seu programa de educação midiática EducaMídia, está lançando uma série de recursos gratuitos sobre inteligência artificial.

Os materiais estão disponíveis em uma página temática do site do EducaMídia, onde é possível acessar um e-book, um mini curso, planos de aula e outros recursos. Alguns deles são atividades avulsas que podem ser utilizadas para montar aulas, projetos ou oficinas. Ou seja, são flexíveis e adaptáveis a diferentes situações educativas, e em diversas faixas etárias.

“A inteligência artificial é um tema urgente no contexto educacional e tem assustado professores e estudantes. Estamos lançando esses recursos com a intenção de apoiar os educadores em sua formação continuada, para que se eduquem midiaticamente e, em consequência, saibam como incentivar o desenvolvimento dessas habilidades entre crianças e jovens”, explica Patricia Blanco, presidente do Palavra Aberta.

Abaixo, veja a lista de materiais.

Até o final de 2024, serão lançados mais recursos temáticos.

Acesse.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste