Observatório da Mídia assina documento com agenda para uma comunicação democrática no próximo governo

Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – UFES. Para acessar, clique aqui.

Comunicação democrática é vital para democracia – uma agenda para o novo governo Lula é o título da carta publicada nesta sexta-feira (18) e assinada por mais de 80 organizações da sociedade civil e mais de 240 jornalistas, pesquisadores e ativistas da área da comunicação. O documento destaca o caráter estratégico do debate de políticas de comunicação para o Brasil, essenciais para a a construção de um país democrático, desenvolvido e soberano.

No texto, as entidades e os comunicadores elencam medidas e sugerem ações que o novo governo Lula, cuja posse ocorre no dia 1º de janeiro de 2023, pode tomar para combater o vazio regulatório e o ambiente midiático altamente concentrado no país. “A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, amparada numa ampla coalizão política de salvação nacional, teve como principal bandeira a defesa da democracia no Brasil. Essa agenda é indissociável da construção de uma comunicação democrática no país”, frisa o documento.

“Temos agora, porém, além do histórico de concentração na propriedade dos meios de comunicação, desafios mais profundos pela frente, seja em função das novas tecnologias digitais e de seu controle por grandes plataformas globais, seja pela intolerância que se aprofundou a partir do discurso de ódio e violência propagado pela extrema direita”, aprofunda o texto. “Não é mais possível que a sociedade brasileira fique refém do discurso que visa interditar a necessidade de democratizar o setor e atualizar sua regulação (…). Neste sentido, as entidades, organizações, jornalistas, veículos de comunicação, pesquisadores e ativistas que assinam esta carta assumem o compromisso de lutar com ainda mais vigor por garantias ao direito à comunicação dos brasileiros e brasileiras”.

A íntegra do documento está em anexo.

Texto: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé – baraodeitarare.org.br

Imagem: Intervenção sobre obra “Operários”, de Tarsila do Amaral, 1933.

Publicado em 19 Nov. 2022, às 17h

Anexo(s): 

PDF icon Carta ao Governo Lula – Comunicação Democrática

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste