objETHOS recebe pesquisador espanhol em intercâmbio

Publicado originalmente em objETHOS. Para acessar, clique aqui.

A partir de hoje e por duas semanas, o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) recebe o professor Juan Carlos Suarez Villegas, catedrático da Universidad de Sevilla, para um período de intercâmbio científico. Suarez Villegas é um dos principais pesquisadores de ética da comunicação da Espanha, com mais de uma dezena de livros publicados e projetos desenvolvidos na Inglaterra, Estados Unidos e Itália. Com larga experiência em órgãos de deontologia e autorregulação profissional dos jornalistas, Suarez Villegas é também presidente de eventos internacionais, como o Congreso Internacional de Investigación y Transferencia en Comunicación (Intracom), que vai acontecer em dezembro em Tenerife.

É a primeira vez que o pesquisador vem ao Brasil, e sua temporada no país é financiada pelo programa Erasmus de mobilidade de docentes europeus. No plano de trabalho de Suarez Villegas estão previstas reuniões com pesquisadores do objETHOS, atividades variadas e uma conferência no Seminário Internacional Jornalismo, Ética e Cidadania, que marca os 13 anos do objETHOS.

A cooperação entre o observatório e Suarez Villegas começou em 2015, quando pesquisadores locais passaram a participar da International Conference On Media Ethics, que o espanhol criou e promoveu em Sevilha. Entre 2018 e 2019, o pesquisador foi supervisor de estágio pós-doutoral de Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do objETHOS. Nos últimos anos, essa parceria vem se desdobrando em publicações, eventos e outras formas de intercâmbio científico.

O acolhimento ao pesquisador espanhol faz parte dos esforços de internacionalização do objETHOS, que já recebeu outros dois investigadores: Carlos Camponez (da Universidade de Coimbra, em 2017) e Julieti Sussi Oliveira (da Universidad de Sevilla, em 2021).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste