O que são bancos de dados e o que eles têm a ver com jornalismo e democracia?

Publicado originalmente em Agência Lupa por Victor Terra. Para acessar, clique aqui.

No dia 8 de janeiro, data dos episódios de vandalismo e ataques ocorridos em Brasília, a Lupa lançou o Lupa nos Golpistas, um banco de dados criado para receber denúncias de publicações antidemocráticas que circulam pelas redes sociais e aplicativos de mensagem.  

O principal objetivo é utilizar os dados para entender como foram organizados os atos de vandalismo e localizar seus participantes e organizadores. O banco de dados é colaborativo e tem recebido informações de seguidores da Lupa de todo Brasil. Até o final da última semana, foram mais de 3.600 denúncias. Além de render reportagens exclusivas, o banco de dados poderá ajudar em futuras investigações sobre as invasões de 8 de janeiro. 

  • Confira aqui as reportagens exclusivas da Lupa produzidas a partir da base de dados Lupa nos Golpistas. 
  • Viu ou recebeu posts incitando os atos golpistas? Clique aqui e mande para a Lupa.
  • Agradecemos pela colaboração e ajuda. Com o apoio de todos, continuamos com o projeto colaborativo que busca entender como foram organizados os atos de vandalismo no DF.

Mas afinal o que são bancos de dados e qual o seu papel para o jornalismo e a democracia? Este explicador te ajuda a entender o assunto e perceber a importância dessa ferramenta para o momento atual. 

  • O que é um banco de dados? 
  • Bancos de dados são feitos apenas de números? 
  • O que bancos de dados têm a ver com jornalismo e democracia?
  • Como contribuir com o Lupa nos Golpistas?  
O que é um banco de dados? 

Um banco de dados é uma base organizada que reúne e armazena informações de forma estruturada em um sistema normalmente eletrônico e computadorizado. Este tipo de base pode ser utilizada em diferentes contextos, desde o controle de informações de uma empresa privada até o armazenamento e gestão de dados públicos, facilitando o agrupamento e a manipulação de informações que tratem de um mesmo assunto.

Bancos de dados são feitos apenas de números? 

Não. Os dados que compõem um banco de dados podem ser numéricos ou não. Dados são valores atribuídos a algo. Estes valores não precisam ser necessariamente números, podendo ser, por exemplo, conceitos ou posições em um mapa. Portanto, bancos de dados podem ser construídos por diferentes tipos de conteúdo, como o número de compartilhamento de um post ou o link de uma imagem ou um vídeo publicado nas redes sociais. 

>> Leia Mais: Má condução do Censo 2022 mostra como Brasil despreza dados estatísticos

O que bancos de dados têm a ver com jornalismo e democracia?

Dados sempre fizeram parte do jornalismo, ajudando a contar histórias, embasar análises mais precisas, facilitar a compreensão de um assunto delicado ou complexo, comprovar fatos e, assim, combater a desinformação. Além do jornalismo de dados, que produz notícias a partir da análise de dados, veículos de checagem como a Lupa recorrem diariamente a bases de dados, em especial bases públicas, como DatasusInpeCapes e InepDivulgaCand, entre outros, acessíveis a todo cidadão brasileiro. Este acesso é fundamental no trabalho de verificação. Afinal, a definição de que uma afirmação é verdadeira ou fácil só é possível quando os dados contidos nela podem ser comparados com bancos de dados oficiais, um exercício que está na raiz do trabalho de checagem.

“A iniciativa de criar um banco de dados construído a partir da colaboração dos seguidores da Lupa é por si só uma ação democrática, que convoca o cidadão a participar e contribuir ativamente para o mapeamento dos possíveis envolvidos nos ataques aos Três Poderes da República. Assim, o Lupa nos Golpistas é, ao mesmo tempo, uma ferramenta jornalística e uma ação de defesa das instituições. Em um dos momentos de maior fragilidade na história da democracia brasileira, é fundamental que todos estejam dispostos a defendê-la”. 

>> Opinião: Diante de excessos e ataques às instituições, Justiça é o contrapeso esperado 

Como fazer uma denúncia no Lupa nos Golpistas? 

Qualquer pessoa pode enviar uma denúncia para o banco de dados da Lupa. Se você viu ou ouviu alguma postagem convocando para os ataques, colabore preenchendo este formulário. É possível denunciar enviando o link do post e anexar texto, imagem, áudio ou vídeo. Por regra do Google, ao optar pelo envio de arquivo, o denunciante terá seu nome coletado. A Lupa garante a privacidade e não utilização dessa informação, conforme sua Política de Privacidade

Editado por

Gilberto Scofield Jr.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste