O que é necropolítica?

Publicado originalmente em instagram de LEPCOM. Para acessar, clique aqui.

Para você que assistiu ou vai assistir nossa live do dia 29/06/21, gravada em nosso IGTV, apresentamos um ponto abordado na conversa.
No encontro, Márcio Seligmann-Silva apresentou um panorama teórico, visando ampliar o debate acerca do negacionismo. Nesse sentido, ele expôs a necessidade de entendermos esse fenômeno em conjunto com a necropolítica e com o apagamento.
O termo necropolítica foi cunhado por Achille Mbembe, teórico político e historiador camaronês, em ensaio homônimo. No texto, ele o define como uma forma de articular o poder político e social, na qual ações e omissões determinam quem pode permanecer vivo e quem não.
Evocando uma visão mais ampla de como entender o negacionismo, Seligmann- Silva apresenta também uma perspectiva de percebê-lo dentro da virada pós-colonial do saber histórico. Citando Mbembe, ele expõe na live o quanto a própria colonização é um processo de apagamento e de negação a toda uma forma de existência de um povo.
Ficou interessado em saber mais? Confira a gravação da live “Na era dos negacionismos, recordar é preciso”, no IGTV! Acompanhe nossa página sobre fatos históricos e atualidades.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste