Nikolas Ferreira não publicou que a Bíblia será a nova Constituição

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais uma suposta publicação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no X (antigo Twitter) em que ele declara que pretende transformar o país em uma “nação evangélica” e que a Bíblia será a “nossa lei” e “Constituição”. O texto diz ainda que o país será uma nação governada e doutrinada por uma única religião. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Nikolas Ferreira: A nossa missão é transformar o Brasil em uma nação política evangélica. Onde a bíblia sagrada será as nossas leis e nossa constituição. Uma nação governada e doutrinada por uma única religião. Deus nos abençoe!

– Legenda de imagem que circula pelas redes sociais

Falso

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) não fez a postagem no X, como revela uma busca na plataforma. Como o X está bloqueado no Brasil desde o dia 31 de agosto, a busca foi realizada por uma repórter da Lupa que trabalha nos Estados Unidos. 

Além disso, buscas no GoogleBing e em outras redes sociais do parlamentar (Facebook e Instagram) não retornaram nenhum conteúdo sobre a suposta declaração. Procurada, a assessoria do deputado não retornou o contato da Lupa até a publicação desta verificação.

O texto traz ainda alguns erros, muito comuns em publicações falsas. As palavras “bíblia” e “constituição” aparecem grafadas sem a letra inicial maiúscula. Já o trecho “uma nação governada” usa uma letra em tamanho menor do que o das outras no restante da frase – algo que não acontece em publicações do X, que sempre mantêm a fonte na mesma proporção.

A foto que circula na peça desinformativa é antiga e já foi utilizada durante a campanha eleitoral do então candidato a deputado federal por Minas Gerais em 2022, cujo número de urna era 2222. Uma busca no Google pela publicação, com recorte de tempo somente para o ano de 2022, também não trouxe nenhum resultado.


Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste