Não é verdade que apertar ‘confirma’ durante mensagem de ‘confira’ cancela voto

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Marta Alencar

Onde foi publicado? WhatsApp

Etiqueta: SE FAZ (Mentira)

Um texto viral divulgado em grupos de WhatsApp no Nordeste informa o seguinte:

Urgente! Cuidado para não anular seu voto. Após digitar o número do candidato vai aparecer piscando a frase: Confira seu voto. Nesse momento não aperte a tecla verde. Espere aparecer a frase: Confirma o seu voto. Nesse momento aperte a tecla verde para confirmar voto.

COAR identifica o conteúdo pela etiqueta SE FAZ (Mentira), que induz o leitor a acreditar que ao apertar a tecla ‘confirma’, durante o aparecimento da mensagem ‘confira seu voto’, na tela da urna eletrônica, cancele a escolha do eleitor. O próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que neste ano, será a primeira vez que a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. 

Simulador de Votação

O próprio TSE disponibiliza um simulador de votação na urna eletrônica para as eleições deste ano, que já conta com o tempo a mais para a confirmação do voto. Segundo a Corte Eleitoral, o alerta ficará na tela da urna eletrônica por apenas um segundo. Após este período, o cidadão poderá apertar a tecla “confirma” para validar o voto no candidato que digitou, “corrige” caso não apareça na urna o postulante preterido, ou a tecla “branco” se o eleitor deseja votar em branco.

Treine o voto no simulador de votação.

Referências da COAR

TSE

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste