Não é da Globo equipe barrada por prefeito de São Caetano do Sul em evento

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Júnior (PSDB), impedindo uma repórter de realizar perguntas à então secretária da Saúde do município e pré-candidata a vice-prefeita, Regina Maura Zetone (PSD), durante uma coletiva de imprensa. A legenda que acompanha a gravação afirma que a repórter seria da TV Globo e que o prefeito não quis dar entrevista para o veículo. É falso.  

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Prefeito de São Caetano do Sul ignorando a globo

– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp

Falso

A equipe de jornalismo barrada pelo prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Júnior, não pertence à TV Globo. A repórter Camila Pergentino, impedida pelo prefeito de fazer perguntas durante uma coletiva de imprensa, trabalha no veículo local Diário do Grande ABC. Por meio de mensagem, a jornalista confirmou que o jornal em que trabalha não tem qualquer ligação com a TV Globo. 

Também é possível confirmar a informação no vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra claramente o nome de usuário do perfil do Diário do Grande ABC no TikTok. Além disso, na própria gravação, o prefeito José Auricchio questiona a jornalista sobre seu veículo, ao que ela responde “sou do Diário”. 

https://www.tiktok.com/embed/v2/7374473278993321221?lang=pt-BR&referrer=https%3A%2F%2Flupa.uol.com.br%2Fjornalismo%2F2024%2F06%2F12%2Fnao-e-da-globo-equipe-barrada-por-prefeito-de-sao-caetano-do-sul-em-evento

Na ocasião, o prefeito impediu a repórter de direcionar perguntas à então secretária da Saúde, Regina Maura, alegando que o veículo para o qual a repórter  trabalha “não era bem-vindo” por não estar alinhado aos interesses da “cidade de São Caetano do Sul”.

O evento em que a equipe foi barrada se tratava da transmissão de cargo do comando da Secretaria da Saúde de São Caetano do Sul, realizado no Espaço Municipal das Telhas, em 29 de maio deste ano. Na cerimônia, a médica Regina Maura Zetone deixou o cargo na pasta, sendo sucedida pelo advogado Guilherme Crepaldi Esposito, que possui formação em Gestão em Saúde Pública.

O Diário do Grande ABC declara que o veículo foi convidado oficialmente pela prefeitura de São Caetano do Sul para cobrir o evento. Segundo Camila Pergentino, até o momento, não houve nenhuma retração ou comentário por parte do prefeito José Auricchio sobre o episódio. 

“Nós fomos ignorados em todos os pedidos de comentário. Minutos depois disso acontecer todos os jornalistas do Diário foram removidos do grupo de WhatsApp da assessoria de imprensa [da prefeitura]”, declarou a repórter.

A atitude do prefeito Auricchio foi repudiada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

O que diz a Prefeitura 

Procurada pela Lupa, a prefeitura de São Caetano do Sul declarou, em nota enviada por e-mail, que a jornalista “foi apenas convidada, de modo respeitoso, a não participar da coletiva”. Segundo a prefeitura, o Diário do Grande ABC é um “veículo que usa de má-fé e que distorce, há anos, informações relacionadas à Prefeitura de São Caetano do Sul”. 

“A reiterada conduta do jornal em perseguir e distorcer os feitos da Prefeitura de São Caetano do Sul contraria as inúmeras pesquisas de avaliação de governo que evidenciam a imensa maioria da população aprovando a atual gestão”, afirma parte da nota enviada pela prefeitura.


Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste