Mulher em vídeo viral não é juíza que comandou Lava Jato ao lado de Moro

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes um vídeo em que uma mulher critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o narrador do conteúdo, ela seria a juíza que comandou a operação Lava Jato ao lado de Sergio Moro. É falso. 


Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Olha aqui a juíza que comandou a Lava Jato ao lado do Sérgio Moro veio a público. Esta juíza, que trabalhou ao lado do Moro, na Lava Jato, tem coragem

– Trecho da narração do vídeo que teve mais de 500 mil visualizações no Facebook até 20 de junho

Falso

A mulher que aparece no vídeo é a vereadora Amália Tortato (NOVO), de Curitiba (PR). A parlamentar não é juíza, não recebeu nenhum papel na Lava Jato e é formada em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Por meio de busca reversa, a partir das imagens do vídeo desinformativo, a Lupa encontrou uma foto e um trecho do discurso da vereadora no “Jornal Gazeta Alternativa do Bacacheri” (Página 2). A captura se refere a uma publicação feita por Amália em sua conta no Facebook no dia 23 de maio deste ano. No vídeo, ela critica a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que resultou na cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), em 16 de maio. 

De acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável pela Lava Jato no Paraná, é falsa a afirmação de que Amália Tortato atuou na operação no estado. “É falso. Nem mesmo existe uma juíza com este nome na 4ª Região”, disse a assessoria de imprensa do órgão, em nota encaminhada à Lupa.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste