Publicado originalmente em ABPEDUCOM. Para acessar, clique aqui.
A partir da próxima segunda-feira (8) até o dia 19, na sala multiuso Zahidé Muzart, bloco A do CCE (Centro de Comunicação e Expressão) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), será realizada uma exposição inédita celebrando o legado de Mario Kaplún e Ana Hirsz, pioneiros na comunicação educativa e comunitária na América Latina. Além da UFSC, o evento conta com a parceria da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e a Universidad de la República (UDELAR) do Uruguai. A partir de 22 de abril até 02 de maio, a mostra será realizada na UDESC (local à confirmar).
A mostra contará com uma série de atividades e oficinas que serão oferecidas gratuitamente e com a presença do filho do casal homenageado e pesquisador, Gabriel Kaplún, titular da Facultad de Información y Comunicación da UDELAR, Mestre em Educação, Doutor em Estudos Culturais Latino-americanos. Rosane Rosa e Rafael Gué Martini, associados da ABPEducom, também participarão das mesas redondas do evento.
Ao longo de meio século de trabalho conjunto, o casal de uruguaios, Kaplún e Hirsz reuniu documentos, imagens e objetos que revelam a memória da comunicação e educação comunitária em diversas regiões da Iberoamérica. Composta por treze painéis, a mostra destaca a importância do pensamento crítico na construção dos sentidos sociais e da democracia em uma sociedade midiatizada. Entre os materiais expostos, há cartas trocadas com personalidades como Paulo Freire e Martin Barbero, proporcionando uma oportunidade para refletir sobre a educação e comunicação comunitária e popular.
Já realizada com sucesso em Montevidéu e na fronteira entre Rivera (Uruguai) e Livramento (Brasil), em Florianópolis, a exposição é organizada pelo Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade do Estados de Santa Catarina (UDESC).
PROGRAMAÇÃO
Mostra”Memórias da comunicação educativa e comunitária: 100 anos de Mario Kaplún e Ana Hirsz”
Data: 8 a 19 de abril de 2024.
Local: Sala multiuso Zahidé Muzart, bloco A / CCE / UFSC.
Horário: 9h às 17h.
Evento gratuito, sem necessidade de inscrição
Mesa de abertura
8 de abril, às 9h
Local: Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC
Mesa de abertura da mostra “Memórias da comunicação educativa e comunitária: 100 anos de Mario Kaplún e Ana Hirsz”. A mesa conta com a participação dos ProfessoresGabriel Kaplún (UDELAR), Eduardo Meditsch (UFSC), Mônica Fantin (UFSC), Rosane Rosa (ABPEducom) e mediação da Professora do Curso de Jornalismo Mediação Melina Ayres (UFSC).
O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.
Oficina “Educação, Comunicação e mundo do trabalho profissional”
8 de abril, às 14h
Local: Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da UFSCMinistrada pelo Professor Dr. Gabriel Kaplún. Voltada para estudantes de graduação e pós-graduação, a oficina propõe refletir sobre como a Universidade forma para o trabalho profissional, no entanto, o mundo do trabalho pode ser distinto ao que se imagina ou deseja. A atividade parte do questionamento: Como enfrentar esse mundo com habilidade e dignidade, com capacidade de adaptação, mas, também, de transformação? As respostas a esta questão serão buscadas de forma coletiva a partir das trajetórias de vida, formação e trabalho dos participantes.
As vagas são limitadas, a inscrição gratuita deve ser realizadas AQUI
Oficina “Alunos e professores: encontros de mundos e linguagens”
9 de abril, às 14h,
Local: Centro de Educação à Distância da UDESC
Ministrada pelo Professor Gabriel Kaplún. Voltada para Professores e estudantes de Pós-Graduação da UFSC e UDESC, visa refletir sobre o fato de que, quem forma professores, educa aos que educarão. Três gerações virtualmente se encontram nesse processo: a nossa, a de quem estamos formando e a dos alunos com quem eles trabalharão em suas aulas. Nesses encontros se cruzam tradições orais, culturas audiovisuais e digitais, e o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita que a escola mantém e defende. Esses mundos são heterogêneos: o mundo digital de quem vive no campo não é o mesmo de quem mora na periferia ou no centro da cidade. A intenção é explorar esses mundos buscando que os encontros sejam mais dialógicos, criativos e produtivos. As vagas são limitadas, a inscrição gratuita deve ser realizadas AQUI
Mesa “Desafios da Educomunicação e Educação Midiática na atualidade”
9 de abril, às 19h
Local: Laboratório de Informática – CEAD/ UDESC, com transmissão online pelo Youtube
Participação deGabriel Kaplún (UDELAR), Ademilde Silveira Sartori (UDESC) e Mônica Fantin (UFSC) e Mediação Rafael Gué Martini (CEAD/UDESC).
Não há necessidade de inscrição.
Mais informações sobre os eventos serão publicadas no Instagram do Curso de Jornalismo @jorufsc.oficial e do Projeto de Extensão Jornalismo e Ação Comunitária @jac.ufsc