Essa matéria foi publicada originalmente no site NUJOC Checagem por Marcio Granez. Para acessar clique aqui.
Não há dúvida, a principal rota de transmissão se dá por contato de pessoas sadias com gotículas expelidas de pessoas infectadas, objetos e superfícies contendo o vírus. De acordo com a matéria publicada pelo site News, “a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não há evidências científicas que comprovem que o coronavírus pode ser transmitido por mosquitos”. De fato, a informação é verdadeira.
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. A doença se espalha principalmente de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca, que são expelidas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra ou fala, e também pode ser transmitida, por meio de superfícies ou objetos contaminados.
A matéria relata ainda que “a OMS afirma que podemos minimizar o risco de infecção ao lavarmos frequentemente as mãos com desinfetante à base de álcool ou sabonete, e evitar o contato próximo com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando”.
A informação também procede, o cumprimento das medidas impedem uma proliferação maior da COVID-19. O principal fator é o contato com pessoas infectadas, os mosquitos não caracterizam um risco para a surgimento de novos casos.