Mídia e midiatização do cotidiano: políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo

Publicado originalmente em site de Economia Política da Comunicação e Cultura – EPCC por Eula D. T. Cabral. Para acessar, clique aqui.

No dia 14 de agosto de 2023, às 14h, a Fundação Casa de Rui Barbosa recebe as organizadoras e os autores da obra “Mídia e midiatização do cotidiano: políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo” para o lançamento e análise do livro publicado pela Garamond e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O lançamento será feito no XII Seminário de Pesquisas Científicas: Mídia e Midiatização do Cotidiano: Políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo, resultado da parceria do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC – CNPq/FCRB), setor de pesquisa em Políticas Culturais, Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA – FCRB) e Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC – UFF). O evento será híbrido. As organizadoras e autores estarão falando sobre a obra presencialmente na Sala de Cursos da FCRB, com retransmissão ao vivo pelo canal do youtube da FCRB.

A obra “Mídia e midiatização do cotidiano: políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo” é organizada pelas pesquisadoras Carla Baiense Felix, Laura Bedran e Patrícia Saldanha. O prefácio é assinado por Renata Rezende Ribeiro. Dividida em três partes, tem textos de autores brasileiros e de outras nacionalidades.

Na parte 1, “Da mediação à midiatização”: Raquel Paiva e Muniz Sodré; Eduardo Yuji Yamamoto; Alexandre Barbalho e Amanda N. de Oliveira; Eula D. T. Cabral e Adilson V. Cabral Filho.

Na parte 2, “Apropriação do espaço/tempo: cotidianos pelos sujeitos históricos”: Anna Feigenbaum, Patrick McCurdy e Fabian Frenzel (com a tradução de Andréa Medrado); Thaiane M. de Oliveira; Luiz Adolfo Andrade; Raquel T. P. Rodrigues.

Na parte 3, “Narrativas midiáticas e suas várias formas de produção, anulação recriação do cotidiano”: Michel Maffesoli (com tradução de Marcello Gabbay); Igor Sacramento; Cristiano Henrique R. Santos; Jairo Ferreira. XII Seminário de Pesquisas Científicas: Mídia e Midiatização do Cotidiano: Políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo

Data: 14/08/2023 (segunda-feira)

Horário: 14h

Palestrantes: Coordenadoras e autores da obra “Mídia e Midiatização do Cotidiano: Políticas, subjetividades e produção de sentidos no contemporâneo”

Local: Sala de Cursos (prédio principal da FCRB) Rua São Clemente 134 – Botafogo (RJ – RJ)

Transmissão online pelo youtube da FCRB https://www.youtube.com/live/qi6wjvK8ock?feature=share

Inscrições (com direito ao Certificado): https://doity.com.br/xii-seminario-de-pesquisas-cientificas-economia-politica-da-comunicacao-e-da-cultura–cultura-comuni

Realização: grupo de pesquisa EPCC, setor de pesquisa em Políticas Culturais, PPGMA – FCRB e PPGMC – UFF O grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura dá dicas, todas as segundas-feiras, sobre livros, artigos, filmes, séries etc que possam auxiliar as pessoas na compreensão de assuntos ligados à Comunicação, à Cultura e à Informação. Também disponibiliza, em seu site EPCC, materiais de apoio para atividades de divulgação científica.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste